Dança e Acessibilidade: Com apoio da Secult, Espetáculo cearense que usa a LIBRAS em composições coreográficas inicia circulação pelo Nordeste

7 de fevereiro de 2019 - 11:53

Fortaleza, Natal e Recife vão receber o espetáculo “Felizes Para Sempre” e oficinas de criação em dança usando a Língua Brasileira de Sinais como ferramenta inventiva.

Os bailarinos Clarissa Costa e Jhon Morais apresentam o espetáculo ‘Felizes Para Sempre’ em Fortaleza nos dias 07 e 11 de fevereiro, abrindo a agenda de circulação do trabalho pela região Nordeste. O espetáculo lança mão de uma pesquisa que envolve dança e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As sessões aqui em Fortaleza acontecem de forma gratuita respectivamente na Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota (Itaperi) e no Instituto Cearense de Educação de Surdos (Aldeota), sempre às 9h. Além dessas duas sessões, o projeto vai passar por outra escola bilíngue em Fortaleza este mês e, em abril, entra em cartaz nas cidades de Natal (RN) e Recife (PE).

“Felizes Para Sempre” ironiza os picos de euforia comuns no começo das paixões e brinca com a efemeridade do sentimento de amor que nos inícios sempre parece eterno. O espetáculo, que estreou em 2016, é um leve e divertido melodrama com uma proposta cênica de dança integrada. No palco, os bailarinos vão construindo dramaturgia através de movimentos que alternam entre técnicas da dança de salão, referências do cinema mudo e gestos ou vocabulários da Língua Brasileira de Sinais.

Clarissa Costa, que está em cena e também assina a direção geral do trabalho, é graduada em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Ela tem se dedicado há alguns anos a essa pesquisa, investigando possibilidades de criação coreográfica a partir da Libras, que foi, inclusive, tema do seu trabalho de conclusão de curso. “O movimento já é inerente à Libras”, explica, “é uma língua que envolve expressividade do corpo todo, nosso desafio com os trabalhos é transformar isso em um movimento dançado”.

Tanto Clarissa quanto o parceiro de cena, Jhon Morais, adotaram Libras como sua segunda língua e vêm se aprofundando nos caminhos dessa relação entre a dança e a língua de sinais. Juntos, eles já têm dois trabalhos nessa estética, o mais recente é Verdeouvir (2018), que envolve bailarinos surdos e ouvintes e se propõe a desconstruir estereótipos sobre a surdez e a relação de pessoas surdas com a música.

Oficinas
A agenda do projeto prevê realização de oficinas de improvisação e criação em dança nas cidades por onde o espetáculo vai passar. Usando a Língua Brasileira de Sinais como ferramenta inventiva de movimento e comunicação, os bailarinos propõem jogos que unem sinais próprios da Libras, posturas e máscaras de expressões nos mais diversos fluxos de movimento e proporções do espaço, trabalhando a força dos estados de presença e percepção através de toda a pele, olhos e movimentos.

Esta circulação do espetáculo conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do XIX Edital de Incentivo às Artes na categoria Dança.

:: SERVIÇO_

Espetáculo “Felizes Para Sempre” em Circulação
Etapa Fortaleza

Quinta, 07 de fevereiro, às 9h.
Esc. Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota
Av Bernardo Manuel, 9970-A (Itaperi)

Segunda, 11 de fevereiro, 9h.
Instituto Cearense de Educação de Surdos
Av Rui Barbosa, 1970 (Aldeota)

Entrevistas:
Clarissa Costa ( 85 9826.9527) – Bailarina e Diretora
Jhon Morais (85 99744.6870 – Bailarino

www.facebook.com/dancalibras
www.instagram.com/felizesparasempredanca
Assessoria de Imprensa:
Ari Areia (85 98835.7619)