TJA abre as portas neste sábado (17/11), com programação gratuita

13 de novembro de 2018 - 17:35 # # #

Foto: Divulgação/ Espetáculo “Re-talho”

Comemorando mais um mês de aniversário o Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove este sábado (17) mais uma edição do programa Theatro de Portas Abertas e como já é de tradição a programação é totalmente gratuita.

Iniciando as atividades às 09h, a exposição “Camarim da Gasparina – A Dama Do Teatro Cearense”, homenagem aos 100 anos da prima-dona do teatro cearense, acontece no camarim do TJA. A exposição itinerante traz objetos e informações sobre a carreira da atriz que brilhou nos palcos do Ceará e do Brasil por mais de 30 anos. A visitação acontece das 09h às 17h. O projeto é uma realização da Associação dos Produtores Teatrais do Ceará, Cia. Cearense de Molecagem e Teatro da praia.

Durante todo o sábado Theatro José de Alencar está de portas abertas para quem gostaria de conhecer a história de um dos principais teatros do país. Os horários as visitas são 09h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17h, entrada é gratuita.

No período o da tarde, acontece às 15h uma roda de conversa sobre o espetáculo de conclusão de Curso Princípios Básicos de Teatro, turma noite, Re-talho. Será realizado na Sala de Dança, Anexo CENA – TJA. Essa programação faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídio de Jovens no Ceará, aprovada pela Lei N.º 16.482, de 19.12.17 (D.O. 26.12.17).

Continuando a programação, teremos o humorista Esparguete na calçada às 16h. Já no Teatro Morro do Ouro e Praça Mestre Pedro Boca Rica, o Instituto Teatro Público apresenta o espetáculo “Geração Trianon- Especial”. Com início às 17h, a peça é ambientada no Teatro Trianon, célebre casa de espetáculos do Rio de Janeiro por suas comédias, entre as décadas de 20 e 30 do século XX. Texto de Anamaria Nunes. Classificação indicativa 12 anos.

A Fundação Social Raimundo Fagner apresenta às 18h, o “Recital de Música Barroca” no Foyer. A atividade é o resultado dos estudos em música erudita do ano de 2018 desenvolvido pelo premiado projeto Aprendendo com Arte. A orquestra da Fundação Raimundo Fagner é composta por 60 crianças e adolescentes e promete encantar o público com canções que expressam toda a riqueza cultural do período barroco.

Selecionado na Chamada de Ocupação Artística do TJA 2018, a Cia Balé Baião apresenta “Orixá cafuzo e outras divindades” às 19h na Sala de Teatro. Na obra/solo, Gerson Moreno desenvolve um percurso dramatúrgico que busca assumir as potências e fragilidades do corpo contemporâneo, como matéria transmutável de manifestação sagrada e incorporação dos orixás, configurando ritos de interação e comunicação com o público e o espaço circular. E encerrando as atividades do dia 17 de novembro, a Escola de Ballet Lucymeire Aires apresenta o espetáculo “Dom Quixote” às 19h.