Projeto estimula jovens a utilizarem o Mapa Cultural do Ceará, no município de Chorozinho
13 de julho de 2017 - 11:27
Com o projeto “Mapa da Cultura”, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação do município de Chorozinho, os jovens da região estão identificando o patrimônio material e imaterial local, para elaborar um diagnóstico do que se produz de arte e cultura na cidade. A ação teve início após a oficina realizada com a equipe da Governança Digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) sobre o Mapa Cultural do Ceará, plataforma livre, gratuita e colaborativa, que vem sendo utilizada pela Secult no levantamento de indicadores culturais e no processo de inscrições online dos editais lançados pela Secretaria.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Chorozinho, Fabio Santiago, a ideia do projeto irá se expandir, para que se possa construir um banco de dados para facilitar os indicadores culturais locais , e construir um política pública sólida para a área. “A grande missão desse projeto é sensibilizar a população em geral para o espírito de pertencimento dos valores locais”, destaca o secretário.
Através do projeto “Mapa da Cultura”, atualmente os jovens têm realizado visitas técnicas de monitoramento pelo município. Nas visitas, eles trocam experiências e coletam dados, colhendo depoimentos e realizando entrevistas com pessoas das comunidades do município. Com isso, a comitiva pôde ver in loco, durante duas semanas, a riqueza de informações históricas, artísticas e culturais em diversos territórios da cidade.
Formação do Mapa da Cultura
Chorozinho, ao lado de Limoeiro do Norte, Granja, Quixadá e Sobral, é um dos municípios do Estado do Ceará a receber equipe da Governança Digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) para uma oficina sobre o Mapa Cultura do Ceará. O objetivo da visita foi ensinar a equipe envolvida no projeto Mapa da Cultura do município a publicar as informações coletadas na plataforma virtual da Secult.
Na atividade, sob a coordenação de André Quintino, consultor da Secult, alunos das escolas de Chorozinho dividiram o município em 7 territórios, fazendo o mapeamento das manifestações históricas, artísticas e culturais do local, por meio de relatos orais, entrevistas e depoimentos dos indivíduos que vivem e se relacionam com a comunidade.