Com apoio da Secult, delegação cearense foi destaque no Rio Content Marketing, maior encontro do audiovisual da América Latina

16 de março de 2017 - 09:50

Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), articulação da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense (CSA) e patrocínio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), uma inédita delegação de empresas cearenses produtoras de conteúdo audiovisual participou do Rio Content Market, maior encontro de negócios do audiovisual da América Latina, de 8 a 10 de março, no Rio de Janeiro.

Realizado pela Brasil Independente Audiovisual (BRAVI), organizado e promovido pela Fagga I GL events Exhibitions e com curadoria da Esmeralda Produções, a edição de 2017 do Rio Content Market contou com os principais serviços de “streaming”, como Amazon, Netflix e Hulu, que explicaram ao público como encomendam conteúdo para suas plataformas.

Executivos de canais como NHK (Japão), Al Arabiya (Emirados Árabes Unidos), Arte (França e Alemanha), TV2 (Dinamarca) e Tooniverse (Coreia do Sul) falaram sobre suas programações, ao tempo em que “players” (agentes do mercado audiovisual) que atuam no Brasil mostraram casos de sucesso de produções de “branded content” (conteúdo específico).

Ao todo, mais de 1.000 compradores de conteúdo audiovisual participaram de reuniões organizadas nas rodadas de negócios, uma oportunidade para que as produtoras – incluindo as cearenses – apresentassem seus projetos de diversos gêneros e formatos, como séries e programas de TV, além de filmes de longa metragem.

Para Duarte Dias, curador do Cineteatro São Luiz e assessor da Secult para o audiovisual, a presença da expressiva delegação cearense, com 20 empresas produtoras, no Rio Content Marketing fortalece e amplia a política que a Secretaria vem desenvolvendo para o setor audiovisual nos últimos anos.

Além das várias ações em curso – com destaque para a construção de 20 salas de cinema no Interior do Estado e o lançamento da 13ª edição do Edital Ceará de Cinema e Vídeo, com R$ 17 milhões de investimentos da Secult e da Ancine -, a participação reflete a ação transversal do Governo do Estado, com participação da Secult e da Adece, patrocinadora da iniciativa.

Representante da Secult no evento, Duarte Dias considera que os próximos passos são um balanço dos resultados obtidos no encontro e o início dos trabalhos já visando a uma possível ampliação de parcerias e participação cearense na edição de 2018, dado o volume expressivo de produções audiovisuais cearenses que ficarão prontas em breve, apoiadas pelos editais de fomento lançados pela Secretaria nos últimos anos.