Cine Ecologia realiza mostras com filmes produzidos por alunos de cinco escolas públicas de Fortaleza, com apoio da Secult
11 de novembro de 2016 - 13:00
Com apoio da Enel e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, a mostra Cine Ecologia leva para a comunidade filmes com foco na preservação ambiental, apontando ações práticas a serem adotadas no dia a dia como a redução do desperdício e o reuso da água e consumo sustentável
Cinco escolas públicas de Fortaleza receberam, no período de 17 de outubro a 11 de novembro, palestras e oficinas do projeto Cine Ecologia, realizado com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Lei de Incentivo Estadual à Cultura. Durante as ações formativas, com a duração de uma semana em cada escola, estudantes dos bairros Jangurussu, Bom Jardim, Farias Brito e Canindezinho produziram filmes de animação em curta metragem, focando na temática ambiental.
Agora, como culminância desse processo, serão realizados 4 dias de mostras comunitárias compostas pelos vídeos produzidos por cada um dos grupos. Se juntam a essas produções mais 5 curtas-metragens realizados pelo Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Nuca), da Universidade Federal do Ceará. Em todos eles, o foco está na questão ambiental. Sempre às 16h, a exibição dos filmes acontecerá em 4 escolas nos dias 14, 16, 17 e 18 de novembro.
Na ocasião das mostras, será lançada a segunda edição da Revista Cine Ecologia: um material didático composto por importantes informações a respeito de biomas, ecossistemas e tipos de vegetação encontrados no Brasil e no Ceará, assim como por registros fotográficos e resultados das atividades nas escolas. A revista será distribuída para as instituições participantes, parceiros e órgãos públicos.
A publicação também aponta diversas atividades a serem exploradas por estudantes e professores, se mostrando como uma valiosa ferramenta pedagógica para trabalhos interdisciplinares nos campos da linguagem, biologia, geografia, história, memória e artes.
Criado a partir da necessidade de aproximar as crianças de escolas públicas da discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, o Cine Ecologia vem atuando como vetor de conscientização quanto à questão ambiental através da cultura.
Em 2012, em sua primeira edição, o projeto percorreu de norte a sul o estado do Ceará, tendo passado por Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Canindé, Limoeiro do Norte, Sobral, Itapipoca, Iguatu e Juazeiro do Norte. As cidades receberam a visita dos educadores do projeto, que atuaram abrindo o diálogo sobre a situação ambiental com foco na própria região. Ao todo, 2.880 crianças foram envolvidas, além de uma equipe técnica de 25 profissionais. Com a Mostra Cine Ecologia na época, foi alcançado um público de 5.000 pessoas, por meio das 14 exibições integrantes da Mostra.
Desenvolvendo ações que vão muito além do entretenimento, o projeto levará o público a vivenciar experiências criativas, o que favorece a aquisição de informações de uma forma prática e lúdica, além de estimular a conscientização ambiental em todos os envolvidos. O Cine Ecologia também é oferecido como estratégia de democratização do acesso à produção audiovisual, enquanto oferece à sociedade uma programação artística, gratuita e de qualidade, sempre evidenciando a responsabilidade de todos no cuidado com a sustentabilidade.
Como funciona?
As ações do Cine Ecologia se iniciaram com a realização de uma palestra de sensibilização, na qual se discute as relações entre o meio ambiente, a cultura e o desenvolvimento humano, convidando os alunos a refletirem sobre os cuidados com a natureza. Em seguida, foram realizadas oficinas de 20 horas-aula para 30 alunos em cada turma, com foco em técnicas de animação, através de uma abordagem lúdica e divertida. Nesta etapa, o objetivo foi despertar o interesse dos participantes para o tema da ecologia dentro da produção audiovisual, ampliando o horizonte criativo e apresentando os fundamentos do movimento e da animação.
Após as aulas introdutórias, iniciou-se a parte de captação de imagens para a produção do vídeo com a participação ativa de todos os alunos. Ao término da oficina, os participantes, já familiarizados com os conceitos, reconhecem e produzem brinquedos ópticos. Cada oficina/turma produziu um vídeo de até 5 minutos.
A última etapa do projeto é a realização da Mostra de vídeos, que visa a difusão da produção audiovisual desenvolvida nas oficinas para a comunidade de cada bairro, ampliando o alcance do projeto e colocando em pauta, de forma mais ampla, o tema da Ecologia e do desenvolvimento sustentável.
Com apoio da Enel e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a ação é uma realização da Quitanda das Artes – Agência e produtora cultural e do Instituto BR Arte, produção da Cinco Elementos Produções e Produção executiva da Marco Zero. A iniciativa conta com a Enquadro Filmes e CEQUIP como parcerias fundamentais à sua execução.
Serviço
Programação:
As mostras de vídeos serão abertas ao público, devendo contar com a participação de toda a comunidade. Acontecerão a partir das 16h, dentro das escolas que integram o projeto.
Filmes da Mostra Nuca: Bio Consume, O som da Floresta, Odisseia no Sertão, Urso Despolar e Comunicando.
– 14 de novembro: EMEIF Marieta Cals (Bairro Jangurussu) e EEFM Doutora Aldaci Barbosa (Bairro Jangurussu) – Obs.: A mostra das duas escolas acontecerá na EMEIF Marieta Cals.
– 16 de novembro: EEFM Dona Júlia Alves Pessoa (Bairro Bom Jardim)
– 17 de novembro: EEFM Doutor César Cals (Bairro Farias Brito)
– 18 de novembro: EEFM Osires Pontes (Bairro Canindezinho)
Endereços:
EMEIF Marieta Cals – Rua Valparaíso, nº 160, Jangurussu. Telefone: (85) 3488.3295 (contato: Daniel).
EEFM Dona Júlia Alves Pessoa – Rua São Francisco, n° 71, Bom Jardim. Telefone: (85) 3101.6114 (contato: José).
EEFM Doutor César Cals – Avenida Domingos Olímpio, nº 1800, Farias Brito. Telefone: (85) 3101.2379 (contato: Wilson).
EEFM Senador Osires Pontes – Rua Divina, n° 150, Canindezinho. Telefone: (85) 3101.6113 (contato: Yolanda).
Mais informações
Quitanda das artes – (85) 3235.4063 | contato@quitandasartes.com