Cineteatro São Luiz apresenta a Mostra Zeta Filmes e maratona Harry Potter nesta semana, de terça a domingo, 8 a 13/11
8 de novembro de 2016 - 15:00
(Foto: O Homem que Caiu na Terra)
Nesta semana, de terça a sexta-feira, 8 a 11/11, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) exibe a Mostra Zeta Filmes, que reúne clássicos do cinema mundial como “Blow-up” (1966), de Antonioni, e “O Homem que Caiu na Terra” (1976), de Nicolas Roeg, e títulos ainda inéditos no circuito comercial brasileiro. No sábado e domingo, 12 e 13/11, sempre a partir de 9h30, os fãs de Harry Potter poderão conferir novamente a maratona, com exibição de todos os filmes da franquia. A programação completa está disponível no site da Secult.
O Cineteatro São Luiz exibe a Mostra Zeta Filmes de terça a sexta-feira, 8 a 11/11. Criada em 1998, em Belo Horizonte, a Zeta é uma produtora cultural que se dedica a realização de festivais, mostras, curadorias e exposições audiovisuais, além de ser uma distribuidora de filmes.A mostra conta com ingressos acessíveis: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).
Nos horários do turno da tarde, o São Luiz traz exibições de filmes do projeto “Clássica”, concebido para viabilizar o relançamento, nos festivais e nos cinemas brasileiros, de filmes antigos, clássicos ou cults, em digital (DCP), uma tendência mundial de resgate de obras históricas que permanecem na nossa memória. Nesse contexto, serão exibidos os filmes “O Homem que Caiu na Terra” (1976), do diretor inglês Nicolas Roeg, um dos filmes antológicos dos anos 1970, com a presença primordial de David Bowie no papel do empresário Thomas Jerome Newton, um alienígena que vem à Terra a procura de água e se depara com um capitalismo mais do que “selvagem”; e “Estranhos no Paraíso” (1984) – a obra seminal do diretor Jim Jarmusch, considerado um dos pioneiros do cinema indie norte-americano, como o conhecemos hoje.
Tem também o clássico dos clássicos, do diretor francês Alain Resnais, “Hiroshima Meu Amor” (1959), com sua plasticidade, poética, beleza e horrores da 2ª guerra no Japão, e o inesquecível “Blow-up” (1966), primeiro filme em inglês do diretor italiano Michelangelo Antonioni, baseado em um conto de Julio Cortázar, sobre a representação fotográfica, a imagem narcísica das novas mídias, em uma abordagem “benjaminiana” de uma semiótica da cultura.
As noites serão dedicadas a exibição de filmes consagrados nos mais importantes festivais de cinema do mundo e ainda inéditos no circuito comercial brasileiro, atividade que consolida o Cineteatro São Luiz como um espaço privilegiado de pré-lançamento de títulos nacionais e internacionais.
Maratona Harry Potter
Depois do sucesso da Maratona Harry Potter no último mês de outubro, o Cineteatro São Luiz realiza novamente a exibição de todos os filmes da franquia do bruxo mais querido dos jovens e crianças, neste sábado e domingo, 12 e 13/11, sempre a partir de 9h30, com entrada gratuita. A distribuição de ingressos acontece a partir de 8h, na entrada do Cineteatro São Luiz, por ordem de chegada na fila. O ingresso é individual e vale para o dia inteiro da Maratona. Os pais e responsáveis devem atentar para as regras de entrada de menores em teatros e cinemas.