Com grande presença de público, Casa de Juvenal Galeno recebeu a solenidade do VIII Prêmio Sated Ceará do Dia do Artista 2016

18 de setembro de 2016 - 13:39

 

(Foto: Divulgação/Secult/Salvino Lobo)

Vários artistas e outros profissionais da cultura cearenses foram homenageados na noite de sábado, 17/9, na Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Ceará (Sated). Nomes como o cineasta Joe Pimentel, a bailarina Jane Ruth e a gestora Cláudia Leitão, entre outros, receberam o VIII Prêmio Sated Ceará do Dia do Artista 2016. A solenidade foi marcada por grande presença do público, com vários agentes e personalidades da cultura cearense e por apresentações culturais que lembraram a poesia de Juvenal Galeno.


O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, falou sobre a importância da premiação. “Este evento do Sated já está consolidado no calendário cultural cearense, premiando várias pessoas de destaque na área de música, teatro, entre outras linguagens artísticas, como também na área de gestão. É um prazer recebermos essas pessoas aqui na Casa de Juvenal Galeno”, destacou.

Os homenageados da noite foram: Jane Ruth (dança); David Valente (música); Lailtinho Brega (humor); Cláudia Leitão (gestão cultural); Deugiolino Lucas (teatro); João Careca (circo); Lindemberg Fernandes (moda); Joe Pimentel (audiovisual); e Dona Rita (área técnica – camareira do Teatro Dragão do Mar).

Homenagens a Juvenal Galeno

A poesia (O Caipora) e a música (Cajueiro Pequenino) de Juvenal Galeno foram lembradas durante as apresentações culturais que aconteceram na solenidade: no maracatu de Sílvio Gurgel, na apresentação do Coral Vozes de Outono, na voz da soprano Auzeneide Cândido e dos atores Enrique Patricius e Mazé Figueireido.

Referência aos 50 anos da Secult

Durante a entrega do VIII Prêmio Sated Ceará do Dia do Artista 2016, homenageados lembraram dos 50 anos da Secult. A bailarina e educadora Jane Ruth comparou seus 50 anos de dança ao aniversário da Secretaria da Cultura, Já a gestora Cláudia Leitão disse que sua experiência na Secult mudou sua via. “Os 50 anos é um fato e um feito que temos que comemorar”, destacou.


A Casa de Juvenal Galeno

Fundada em 27 de setembro de 1919, a Casa de Juvenal Galeno é uma instituição mantida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com objetivo de difundir e incentivar a cultura cearense. A Casa de Juvenal Galeno, dirigida por Antônio Galeno, sempre foi um movimentado centro cultural da cidade. Nesta casa, o poeta Juvenal Galeno criou os seus sete filhos e falecendo aos 95 anos.

Instalada à rua General Sampaio, 1128, a Casa de Juvenal Galeno, construída pelo poeta em 1886 e transformada em centro de cultura em 1919 por suas filhas Júlia e Henriqueta Galeno, é um dos palcos mais antigos da história cultural do Estado, que já recebeu personalidades como Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha, Gustavo Barroso, Antônio Sales, Leonardo Mota, Jáder de Carvalho e, Patativa do Assaré. O poeta quis nesta casa receber a Medalha do Abolição, do Governo do Estado do Ceará.