Com grande presença de público, Casa de Juvenal Galeno recebeu a solenidade do VIII Prêmio Sated Ceará do Dia do Artista 2016
18 de setembro de 2016 - 13:39
Vários artistas e outros profissionais da cultura cearenses foram homenageados na noite de sábado, 17/9, na Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Ceará (Sated). Nomes como o cineasta Joe Pimentel, a bailarina Jane Ruth e a gestora Cláudia Leitão, entre outros, receberam o VIII Prêmio Sated Ceará do Dia do Artista 2016. A solenidade foi marcada por grande presença do público, com vários agentes e personalidades da cultura cearense e por apresentações culturais que lembraram a poesia de Juvenal Galeno.
A Casa de Juvenal Galeno
Fundada em 27 de setembro de 1919, a Casa de Juvenal Galeno é uma instituição mantida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com objetivo de difundir e incentivar a cultura cearense. A Casa de Juvenal Galeno, dirigida por Antônio Galeno, sempre foi um movimentado centro cultural da cidade. Nesta casa, o poeta Juvenal Galeno criou os seus sete filhos e falecendo aos 95 anos.
Instalada à rua General Sampaio, 1128, a Casa de Juvenal Galeno, construída pelo poeta em 1886 e transformada em centro de cultura em 1919 por suas filhas Júlia e Henriqueta Galeno, é um dos palcos mais antigos da história cultural do Estado, que já recebeu personalidades como Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha, Gustavo Barroso, Antônio Sales, Leonardo Mota, Jáder de Carvalho e, Patativa do Assaré. O poeta quis nesta casa receber a Medalha do Abolição, do Governo do Estado do Ceará.