Grande final do Concurso Cultural “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos” acontece no Cineteatro São Luiz, nesta terça, 20/9
17 de setembro de 2016 - 10:46
O projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos” chega à sua terceira fase, dando continuidade à ação cultural que tem como objetivo estimular a leitura e a contação de histórias em 12 escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza, beneficiando duas escolas por cada Regional e tendo como público-alvo alunos e professores do 4º ano do Ensino Fundamental. A etapa final do projeto acontece nesta terça. 20/9, às 14h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com entrada franca.
Na ocasião, o projeto irá apresentar o vencedor do concurso, considerado o melhor contador de histórias de Fortaleza. Rona Hanning, mestre em educação pela PUC-Rio e especialista em formação de educadores e literatura para infância, convidada a participar do encerramento, será homenageada durante o evento. Hanning trabalhou durante oito anos no distrito de Juá, no município de Irauçuba.
O projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos” beneficia aproximadamente 1500 crianças entre oito e dez anos de idade e 180 professores da rede municipal. Entrega um baú encantado contendo 200 livros da literatura infantil e infanto-juvenil para cada escola participante.
O projeto conta com o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Lei de Incentivo Estadual à Cultura, apoio da Coelce e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, apoio institucional do Instituto Dragão do Mar e do Cineteatro São Luiz. Conta também com parceria do Sesc, água mineral Serra Grande, Livraria Cultura e realização da Hokma Treinamento, Arte e Cultura Ltda.
Ação cultural é dividida em etapas
O projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos” realizou primeiramente a oficina “Noções Básicas em Contação de História” para professores do 4° ano inscritos no Concurso Cultural e para professores do 5º ano aberto a outras escolas públicas municipais;
A apresentação teatral com contação de histórias da peça “Tuka no Mundo da Leitura”, uma peça dinâmica e interativa onde personagens da literatura infantil interagem com as crianças, aconteceu em seguida. Também foi realizada a entrega para cada uma das 12 escolas de um acervo de 200 livros dentro do “Baú Encantado”.
Depois, entrou em cena a a atividade Agenda Leitura, ministrada em sala de aula pelo professor participante que, juntamente com a turma, escolheu a melhor história da turma que será contada na Final do Concurso Cultural. Na Etapa Quartas de Final – com o Dia da Contação – foi escolhida a melhor história da escola participante. Na semifinal aconteceu a fase seletiva em cada distrito do melhor contador de histórias das escolas semifinalistas de cada um das 06 Regionais participantes do Concurso Cultural.
Serviço:
Data: Terça-feira, 20 de setembro de 2016
Horário: 14h
Entrada Franca
Informações: 34563700 / 999282044