Marimbanda apresenta músicas inéditas no TJA nesta quinta-feira, 25/8

19 de agosto de 2016 - 11:00

Foto: Divulgação/Salvino Lobo

 

 

O quarteto Marimbanda leva ao palco do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult),  um repertório forte, cearense e universal, nesta quinta-feira, 25/8, às 19h30. O grupo se apresenta no formato “Abracadabra”, onde o público assiste ao show no palco, perto do quarteto, propiciando maior interação. Para a ocasião, a Marimbanda preparou um repertório diferente dos últimos shows. Serão todas as músicas inéditas em gravação e algumas inéditas em apresentações.
No show, serão tocadas composições que o pianista Thiago Almeida fez para a Marimbanda, como “Abracadabra” e “Tudo vem, tudo mesmo”, de inspiração “duartiana”. De Luizinho Duarte, haverá um forró novo “Forró do Barro Seco” e a música “Lindo Sol”. Mestre Hermeto Pascoal recebe a homenagem no arranjo feito por Thiago Almeida para “O Ovo”. Duas músicas que estão no repertório do grupo desde os primórdios voltam neste show: “Nessa Praia” e “Mirante”, as duas de autoria de Adelson Viana. Para completar, o grupo apresenta “Buddy” de Charles Loos, “Mestre Bimba”, de Luizinho Eça, e “Sete Anéis”, de Egberto Gismonti.

A música instrumental da Marimbanda

A Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Tendo conquistado repercussão nacional e realizado elogiadas turnês pelo exterior, a Marimbanda atuou em 2014 a 2016 em importantes festivais como o Festival Choro e Jazz, o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga, o Festival Maloca do Dragão e a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceara.

Desafiando a ainda presente concepção de que a música instrumental seria destinada tão somente a iniciados, a Marimbanda mostra que o cuidado harmônico, o esmero melódico, a experimentação rítmica, a improvisação na medida certa e a impressionante prática de conjunto exibida pelo grupo podem, muito bem, ser características de uma música extremamente popular.

O encontro entre quatro representantes de diferentes gerações, de vivências, influências e estilos diversificados, reforça o melhor de cada um, na costura sonora da Marimbanda. A destreza da flauta de Heriberto Porto, responsável pela formação de várias gerações de músicos, dialoga com os caminhos melódicos do piano do jovem Thiago Almeida, que arrisca com propriedade e ousadia nos caminhos harmônicos, e com o contrabaixo de Miqueias dos Santos – ora inquieto, ora natural, sempre fluidamente musical, nas conduções e nos improvisos. Tudo unido à elaboração instintiva de Luizinho Duarte, senhor do tempo nas baquetas, sabedoria de mestre, alma de menino e o compositor de todas as obras apresentadas no novo CD Caminhar, que, após campanha de financiamento coletivo, será lançado em breve.

 


Serviço

Show Marimbanda: Abracadabra

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Data: Quinta-feira, 25/08/2016

Horário: 19h30

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)