Fruto do Laboratório de Música do Porto Iracema, equipamento da Secult, grupo Murmurando lança seu primeiro CD, “Assovio do Tiê”

4 de julho de 2016 - 13:00

 

Comemorando seus 10 anos de existência, o grupo Murmurando está lançando seu primeiro CD, intitulado Assovio do Tiê.  O trabalho é fruto do Laboratório de Música, da Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), para o qual o grupo foi selecionado. Criado em 2006, o Murmurando começou como um conjunto de choro tradicional, com um repertório influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, e no decorrer dos anos ampliou e aprimorou seu repertório, incluindo cada vez mais músicas autorais.

O Murmurando é formado por jovens e já reconhecidos músicos na cena cearense, com instrução formal nos cursos de Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece): Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas).

O CD “Assovio do Tiê” ganha vida com faixas que passam pelo choro, samba, baião e valsa de maneira que a tradição e o moderno andam de mãos dadas, tudo sob regência, maestria e sensibilidade do produtor musical Adelson Viana. As 10 faixas do CD são compostas na grande maioria pelo violonista do Murmurando, Samuel Rocha. Com ensino superior em música na Universidade Estadual do Ceará, Samuel mantém nas suas composições a raiz da tradição, enquanto mostra influências de mestres modernos como Arismar do Espirito Santos, Dominguinhos e modernos caminhos harmônicos, ritmos e sonoridades, sem perder a vivacidade chorística.

O clarinetista do quarteto, Giltácio Santos, contribuiu com uma composição. Outras são assinadas pelos mestres Adelson Viana, Zé Paulo Becker e Gilson Peranzzeta. Cooperações nas composições vieram também de Pedro Alcântara, Tarcisio Sardinha e Francisco de Medeiros.

O disco tem participações dos amigos e músicos Adelson Viana no acordeom, Hoto Júnior e Igor Caracas na percussão, Igor Ribeiro no pandeiro, Francisco de Medeiros no cavaquinho, Rômulo Santiago e Carlos Montanha no trombone.

Fiquei feliz e orgulhoso de ouvir minha música com a emoção e a assinatura desse grupo maravilhoso. Parabéns e que a música esteja sempre com vocês” (Gilson Peranzzetta)

Eu quero reafirmar o talento do grupo Murmurando, que está com um trabalho muito bacana de música brasileira, com uma formação de alto nível. São músicos jovens e muito talentosos. Parabéns” (Adelson Viana)

Visite a página do Facebook do grupo Murmurando clicando aqui.