Theatro José de Alencar recebe o crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, para workshop gratuito realizado nesta quarta-feira, 18, às 15h, atividade que integra o 5º Festcine Maracanaú

16 de novembro de 2015 - 15:37

 

Uma das maiores referências no jornalismo e na crítica de cinema, jornalista Rubens Ewald Filho, tem encontro marcado com jornalistas, estudantes, realizadores em audiovisual e demais interessados,  nesta quarta-feira, 18, das 15h às 17h, foyer no Theatro José de Alencar,  onde realizará o workshop Da Crítica à Direção de Cinema. A participação é gratuita.

 

A programação integra as atividades do 5º FestCine Maracanaú –  Festival de Cinema Digital e Novas Mídias, realizado pela Alfa 2 Comunicação e Entretenimento e produção: Abraham.   A atividade tem a Coelce como patrocinadora e é resultado de parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult) e Governo Federal – Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Maracanaú, Fundação Cultural de Maracanaú.

 

 

Rubens Ewald Filho

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Foi crítico de cinema do portal R7 ] e trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja , Jovem Pan, e Folha de S.Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde está com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Oscar. Também é o crítico de cinema da Rádio Bandeirantes e comentou os filmes exibidos no Cine Clube, da Rede Bandeirantes. O crítico também aparece em inserções na programação da rádio A Tarde FM de Salvador/BA.

 

Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 37 500 filmes entre longas e curta-metragens, e é sempre requisitado para falar dos indicados na época de premiações. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis de Maria José Dupré. Atualmente trabalha também no teatro.

No Oscar, comenta desde a década de 1980. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações.

 

 

Serviço

Workshop Da crítica à Direção de Cinema

Foyer do Theatro José de Alencar

Dia  18  de novembro –  às 15h

Gratuito

Informações: (085) 9 8793.8767

www.festcinemaracanau.com

 

Assessoria de Imprensa do Festival

Joanice  Sampaio
(085) 9  8631 2139 / 9 9721 0234
joanicesampaio@gmail.com