Com o apoio da Secult, Festival Fortaleza Instrumental ocorre dias 25 e 26, chegando à terceira edição
21 de setembro de 2015 - 18:20
Esta é uma realização da Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar). Apoio: Atlântico Sul e SESC, realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult). Em sua terceira edição o Festival tem como destaque o Quinteto Brasília (DF) e inscreve para atividades de formação em diversas modalidades de instrumentos de sopro.
Movimentando a cena da música instrumental de Fortaleza, o Festival já teve entre suas atrações Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no SESC Iracema, com programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.
Nesta edição, o Festival Fortaleza Instrumental dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de sopro (a primeira edição foi dedicada às cordas e a segunda aos tecladistas) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.
Excelente oportunidade para o público conferir shows com diversos timbres de instrumentos de sopro, tais como, sax, pífano, trompete, flauta e outros menos comuns, como é o caso Quinteto Brasília (DF), que já possui DVDs e um CD gravados e conta com participações em importantes projetos como o Sonora Brasil, Caixa Cultural, Feira da Música Brasil. Formado pelos músicos José Medeiros (oboé), Sérgio Barrenechea (flauta), Felix Alonso, (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Schulz (trompa), o grupo apresenta um conjunto ímpar de sonoridades e timbres.
Outros shows que integram o 3º Festival Fortaleza Instrumental ficam a cargo do carioca Márcio Resende que se apresentará com sua banda; da Orquestra de Sopros de Pindoretama, experiência premiada em vários festivais e com vários prêmios em seu currículo; do professor de Música do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Marcelo Leite, que fará show de flauta transversal acompanhado do grupo Sons Transversal; do instrumentista Hugo D’Leon, trompetista recém chegado dos EUA e quem vem se apresentando em importantes festivais como, Festival Jazz & Blues 2015, e da Banda de Pífaros Sons da Vila, composto por jovens entre 14 e 22 anos, oriundos da zona rural de Aquiraz (CE) participantes do Projeto Inovart e alunos do maestro Marcelo Freitas.
O festival possui ainda um caráter de formação e traz oficinas temáticas específicas de instrumentos de sopro tais como, oficinas de improvisação, de trompete, de pífano e flauta, seminário de educação musical e ainda oficinas de projetos e leis de incentivo.
Toda a programação do 3º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e as inscrições estão abertas. Os interessados podem se inscrever por meio do e-mailassociacaosolar@gmail.com ou na hora do evento a programação completa do festival se encontra no Facebook:
https://www.facebook.com/events/871972779551075/
:: Serviço
3º Festival Fortaleza Instrumental
Shows, oficinas e seminários
Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Dias 25 e 26 de setembro
Oficinas e seminários: 13h às 17h30
Shows a partir das 19h30
Inscrições e informações: (085) 3226 1189
Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)
Avenida da Universidade, 2330 – Benfica
Associacaosolar@gmail.com
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/871972779551075/