Plataforma de Circulação: “BR Trans” tem apresentações nesta sexta em Fortaleza e neste sábado em Aquiraz
26 de fevereiro de 2015 - 17:54
O espetáculo “BR Trans”, solo do premiado ator Silvero Pereira criado a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas dos estados do Ceará e Rio Grande do Sul, traz à cena histórias sobre exclusão e violência presentes no cotidiano dessa população. Subvertendo essas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação. Silvero apresenta o espetáculo nesta sexta-feira, 27/02, às 20h, no Galpão da Associação Teatro Populart (Conjunto José Walter). No Sábado, 28/02, “BR Trans” segue para Aquiraz, com apresentação na Fundação Parque de Formação Integral do Tapuio, também às 20h.
Ambas as apresentações têm entrada gratuita e acontecem pelo projeto Plataforma de Circulação, da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
“BR Trans” tem como objetivo observar e registrar o modo de vida dessas pessoas e reconstruí-las na cena teatral como um mosaico de histórias reais, constituindo uma construção cênico-documental. Nesse processo, o ator como investigador conta histórias vivenciadas em laboratórios, lidas em artigos e livros, presenciadas em diversas cidades, sendo capaz de expor inquietações pessoais que se cruzam e se confundem com as histórias contadas e vivenciadas na cena.
O espetáculo pretende promover um paralelo entre o universo de travestis e transformistas do Nordeste ao Sul do Brasil. Um diálogo artístico, documental e expositivo dos problemas, das ilusões, dos sonhos, dos afetos, das agressões e da esperança relacionados a essa população. Assim, usa o teatro como mecanismo de transformação social, diferenciando a imagem de história de vida e de condição de vida.
Sobre a Plataforma de Circulação:
A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará promove, de dezembro de 2014 a março de 2015, a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, foram selecionados 16 grupos e artistas, nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 145 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
::SERVIÇO::
Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará
Sexta-feira – 27/02
BR TRANS (Teatro)
Local: Galpão da Associação Teatro Populart (Conj. José Walter) – Rua 69 2ª Etapa – Prefeito José Walter
20h
Sábado – 28/02
Local: Fundação Parque de Formação Integral do Tapuio – Rua 10, 164 Centro – Tapúio Aquiraz/CE
20h