Música na Ibiapaba: professores destacam evolução dos alunos e maior participação de artistas cearenses

18 de novembro de 2014 - 08:40

Professores que estão participando do XI Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult) e pela Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc) e que segue até sábado, 22/11, destacam melhorias no nível dos alunos participantes. Desde o último sábado, uma maratona de oficinas de diversos instrumentos, de canto coral e de áreas como técnica de som e fabricação de instrumentos artesanais vem marcando os municípios da serra, começando por Viçosa do Ceará, no último sábado, e se espalhando por nove outras cidades, que passaram a sediar as aulas diárias, a partir desta segunda-feira, 17/11.

 

O cearense Rômulo Santiago, hoje um dos mais respeitados trombonistas de todo o País, está ministrando a oficina de sopros, em São Benedito. Nascido em Russas, Rômulo passou pela Banda Luiza Távora, do Piamarta, e é licenciado em Música pela Uece. Ele destaca que o festival já produziu um expressivo legado, na forma de evolução musical, entre os instrumentistas da Ibiapaba.

 

“Essa região do Ceará tem certo nível musical por conta do festival, que já está há uma década aqui. Tenho percebido isso nas bandas de música. A experiência da melhora do nível dos alunos você percebe na prática, a cada ano. Você percebe o progresso. O nível técnico, tudo é melhorado”, avalia. “O melhor de tudo é que o festival se renova anualmente. Muita gente nova já vem com bagagem melhor. De repente, é porque já são os professores deles que participaram do festival e repassaram o conhecimento. Cada vez temos alunos mais novos, com o nível melhor do que nos anos anteriores. É fantástico”.

 

Rômulo trabalhará, na oficina de sopros, a teoria e a prática de uma banda de música, optando por repertórios de acordo com o nível das turmas. Ele também avalia como ponto positivo desta edição do festival a programação de shows. “Trabalhei com Lídia Maria e Marcos Lessa (cantores que se apresentarão em Viçosa do Ceará, respectivamente, sexta, 21/11, e sábado, 22/11). O quarteto de clarinetes (Ômega, do Rio de Janeiro) é bom porque não temos no Ceará isso. Será uma apresentação diferenciada, muito boa de ouvir. É uma formação diferente”, indica o professor.


Músicos cearenses

 

Rômulo também considera positiva a presença de mais artistas cearenses na programação de shows, característica da edição 2014 do festival: “É bom saber que o Thesco Carvalho e o Joandre Camargo vão se apresentar, considero uma dupla muito boa. Também é bom ver grupos se perpetuando. O Ceará Brass Quinteto, por exemplo, fui eu que fundei e eles estão aí até hoje”, elenca.

 

“E é ótimo saber também que a maioria dos professores e dos artistas que vão fazer shows é do Ceará. Muitos festivais supervalorizam os músicos de fora e a gente mostra com essa programação que tem gente boa aqui do Ceará para fazer um trabalho tão bom quanto os de fora, ou superior”.

 

Novo formato

 

Paulista de Ribeirão Preto e graduada em piano pela universidade da mesma cidade, Patrícia Marin está ministrando, no Festival Música na Ibiapaba, a oficina de canto coral, em São Benedito. Revelando-se “apaixonada pelo Ceará por conta do festival”, é outra veterana do evento a apontar a integração e a evolução entre os alunos.

 

“Como eu participei em outros anos do festival, percebo que os alunos já estão habituados. Há sempre uma integração muito grande entre eles, que vêm com muita sede de aprender, mesmo aqueles que já têm certo aprendizado. A cada ano vem sendo melhor”, assegura. “Os alunos que já participaram pela primeira vez voltam. Daí eles vêm com outra visão, outro aprendizado”.

 

Patrícia avalia positivamente o novo formato do festival, descentralizando atividades entre dez municípios, nesta edição. “Acho interessante esse formato, porque, sendo da mesma região, os alunos se ajudam mais, porque eles estão mais próximos. Os mais experientes acolhem os que estão vindo pela primeira vez. A grande vantagem de ter o festival em Viçosa é que os alunos podem fazer mais oficinas, mas esse formato também é bom. É interessante ter a mescla dos dois”, afirma a professora que teve sua vida mudada pelo evento.

 

“No começo eu só vim visitar, depois fui contribuindo nas oficinas de outras professoras como Thelma Chan (SP) e Suzana Machado (RJ)… Hoje eu moro em Fortaleza, e já participei três anos como professora do festival. Já estive em outros como o de Londrina, de Curitiba e o de Minas Gerais, mas nunca participei de um festival tão rico como esse”.


Resultado das oficinas

 

Nesta segunda-feira, 17/11, começaram as oficinas nos municípios de Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipú, Croatá e Sobral. De forma intensiva, as oficinas serão ministradas até o dia 20/11, voltadas para a prática de vários instrumentos, como sopros, cordas e percussão. Há ainda oficinas de canto coral e construção de instrumentos. Os resultados das oficinas serão apresentados na culminância do festival, no sábado, 22/11, em Viçosa, quando estudantes, professores e grupos musicais de renome nacional e regional estarão dividindo os palcos do Theatro D. Pedro II, da Igreja da Matriz e da Igreja do Céu.

 

Durante os dias 21 e 22, também acontecerão grandes apresentações em Viçosa do Ceará, com artistas como os cantores e compositores cearenses Lídia Maria e Marcos Lessa, além dos convidados Ômega Quarteto de Clarinetes, do Rio de Janeiro, e do trompetista Jorginho Neto, de São Paulo.

 

Ao todo, Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Sobral sediarão 40 oficinas de música. Cada município receberá quatro oficinas musicais, ministradas por professores selecionados pela equipe responsável pela curadoria do evento. Cada cidade também contará com a realização de um show, em formato acústico.

 

Serviço:

XI Festival Música na Ibiapaba

De 15 a 22 de novembro, em Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Sobral, Tianguá e Ubajara.

Realização: Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e Prodisc.

Parceria: Prefeituras dos municípios participantes.

www.festivalmusicaibiapaba.com.

Informações: 3262-5011.