Programação preliminar da XI Bienal é apresentada ao mercado editorial cearense

11 de julho de 2014 - 15:30

 

 

 

Nesta quinta-feira,10, a Comissão Curadora da Bienal 2014 fez uma apresentação da programação preliminar da XI Bienal Internacional do Livro com editores, distribuidores, livreiros, academias de letras e outros agentes e instituições, para a articulação de possíveis parcerias da XI Bienal, que tem como tema central “A Fortaleza de Moreira Campos”, e será realizada o período de 6 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará. A Apresentação, no auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secult, foi organizada pelas comissões de curadoria, a fim de abrir espaço para que a cadeia produtiva do livro “possa opinar, interagir e contribuir com a formatação deste que é um dos mais importantes eventos culturais do nosso estado”, acrescentou Henilton Menezes, diretor da XI Bienal.

A secretária-adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes, ressaltou a importância de participação e mobilização da cadeia produtiva relacionada ao livro como parceiros na concepção da XI Bienal Internacional do Livro. A Bienal traz mobilização social, educacional e econômica, agregando a isso difusão da produção artística e literária no imaginário popular, além de uma ampla exposição na mídia, o que assegura o alcance de diversos segmentos da população”, acrescenta Ana Márcia.

A Curadoria da XI Bienal vem se reunindo há cinco meses com reuniões semanais, e já a partir de agosto, conforme informou Henilton Menezes, será montado um “QG”, com espaço e agenda exclusiva para que representantes das curadorias e produção possam focar exclusivamente na organização do evento. De acordo com Glícia Gadelha, da Comissão de Organização, a ideia é comemorar os 20 anos da Bienal do Livro do Ceará, com uma festa da leitura, um momento para incentivar o gosto pela literatura, pela arte e pela ciência.

Em relação as ações Pré-Bienal, os organizadores informaram que já estão programando um encontro de sensibilização de aproximadamente 800 professores das escolas estaduais para a divulgação da obra de Moreira Campos, incentivando sua abordagem entre os estudantes do Ensino Médio; visitas à Câmara Brasileira do Livro (CBL), ao Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e à Liga Brasileira de Editoras (Libre) em São Paulo e Rio de Janeiro; além de participação na Mostra Sesc Cariri de Culturas.