Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso: Secult participa de programação

9 de junho de 2014 - 17:43

Na manhã desta segunda-feira, 9/6, a Praça do Ferreira foi palco das atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas, desde 2006, na data de 15 de junho. Este ano, em razão da Copa do Mundo, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e integrado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceara, Secult, antecipou a data, realizando uma extensa programação na Praça, um dos principais redutos das pessoas da terceira idade.

A secretária-adjunta da Secult, Ana Márcia Diógenes, destacou a importância de ações intersetoriais no combate a violência contra a pessoa idosa, destacando a disposição da Secretaria de aproximar as políticas culturais desse universo de pessoas. “Por meio de ações culturais queremos sensibilizar e conscientizar a sociedade em relação as situações de vulnerabilidade que muitas destas pessoas vivem e, ao mesmo tempo, fazer com que todas as pessoas idosas tenham, como qualquer cidadão, seus direitos assegurados, e o direito a Cultura é um deles”, reforçou Ana Márcia.

De acordo com Zuleica Araripe, da Coordenação de Ação Cultural da Secult, e representante da Secretaria junto ao Conselho, entre as proposições da Secult, para o próximo semestre, está a implantação de uma oficina de teatro para o conselheiros, com o intuito de que futuramente o Conselho possa utilizar esta linguagem para difundir e promover suas ações. “Partimos da visão de que as primeiras mudanças são as individuais, daí a necessidade de iniciarmos pelos próprios conselheiros”, justificou Zuleica.

No Ceará, de acordo com o último Censo, a população de idosos aumentou 61% em dez anos; em números, isso representa mais de um milhão de pessoas. É importante haver discussão e trabalho para que a Política Estadual e Municipal do Idoso seja posta em prática e a pessoa idosa seja respeitada como todo e qualquer cidadão de direitos.

As atividades na Praça do Ferreira incluíram apresentações de corais compostos, exclusivamente, por idosos, exposição de bonecas, representando o sofrimento sofridos por pessoas nessa faixa etária, além de atendimentos e orientações com profissionais da saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil -CE, parceiros do projeto. Servidores da Secult também´me participaram das atividades.

A programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa tem agenda no dia 15 de junho, com missas dominicais. Para informações complementares sobre a violência contra a pessoa idosa, ligue (85) 3101.2728. O telefone de denúncia é 0800.275.5555.