Após alterações, Editais Secult 2014 serão disponibilizados até 5 de abril

20 de março de 2014 - 16:15

Após passarem por modificações, incluindo aumento de recursos a serem destinados ao apoio a projetos culturais, o Edital Ceará de Incentivo às Artes, o Edital Ceará de Cinema e Vídeo, o Edital Ceará da Paixão e o Edital Ceará Junino terão seus textos disponibilizados ao público até o dia 5 de abril, no site da Secretaria: www.secult.ce.gov.br. As modificações nos editais decorrem da necessidade de ajuste a novos requisitos legais e de novas reuniões realizadas entre a equipe da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e representantes de linguagens artísticas e produtores, que solicitaram mudanças. Os textos dos editais também tiveram que ser modificados devido ao aumento de recursos do Edital Ceará de Cinema e Vídeo, que passará a contar, além do investimento direto do Governo do Estado, com recursos da Agência Nacional do Cinema – Ancine, fruto de articulação realizada pela Secult.

Com as mudanças, os novos textos dos editais já estarão adequados ao decreto estadual 31.406/2014, que estabelece o Cadastro Geral de Parceiros como nova etapa obrigatória para interessados em celebrar convênios com o Governo do Estado – inclusive os proponentes de projetos para os editais. Somente proponentes que tenham efetivado seu registro no Cadastro Geral de Parceiros poderão apresentar projetos para seleção nos editais.

Já os novos recursos obtidos possibilitarão que o Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2014 conte com pelo menos R$ 7,5 milhões de reais (em 2012 o valor foi de R$ 3,8 milhões). Todos os editais de apoio a projetos artístico-culturais lançados pela Secult para este ano terão investimento igual ou superior ao das edições anteriores. Apenas o Edital Ceará Junino manterá os mesmos R$ 2,5 milhões investidos em 2013. Os recursos para o Edital Ceará da Paixão aumentarão dos R$ 523 mil do ano passado para R$ 624 mil este ano. O Edital Ceará de Incentivo às Artes, que envolvia R$ 2,24 milhões em 2012, última vez em que foi lançado, agora terá R$ 4,45 milhões.

Até 5 de abril, os editais estarão disponíveis no endereço eletrônico da Secult (www.secult.ce.gov.br) para consulta e inscrições, após os últimos ajustes que estão sendo providenciados nos textos finais. Os proponentes contarão com um prazo de 30 dias para inscrição aos Editais Ceará de Incentivo às Artes, Ceará de Cinema e Vídeo e Ceará Junino, contados a partir da disponibilização dos textos pela Secretaria.

A reformulação dos editais contou com um amplo processo de debate com a sociedade civil, através de várias reuniões realizadas, na Secult, com produtores, artistas e interessados em geral. As sugestões e contribuições recolhidas foram levadas em conta tanto no formato do edital quanto na distribuição de recursos para cada linguagem e categoria.

Mais sobre os Editais da Secult

Edital Mecenas do Ceará – apoia projetos, a partir da renúncia fiscal de empresas, nas áreas de artes visuais e fotografia; audiovisual; teatro; dança; circo; música; arte digital; literatura, livro e leitura; patrimônio material e imaterial; ou artes integradas – contemplam mais de uma linguagem artística.

Edital Ceará de Incentivo às Artes – apoia projetos de arte e cultura nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, música, fotografia e literatura.

Edital Ceará de Cinema e Vídeo – apoia produção de longa-metragem, curta-metragem, projetos para TV e novas mídias e desenvolvimento de roteiro de longa-metragem, além da criação ou manutenção de cineclubes e da formação em audiovisual na área de eventos, técnico profissionalizante e exibidores e cineclubistas.

Edital Ceará Natal de Luz – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais do ciclo natalino – grupos de tradição natalina e festejos regionais natalinos.

Edital Ceará Junino – apoia festivais de quadrilhas juninas e grupos juninos.

Edital Ceará da Paixão – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses estimulando práticas artísticas e culturais, eventos tradicionais populares e montagem de espetáculos cênicos que se desenvolvem nas várias comunidades do Estado em função da Semana Santa.

Edital Ceará de Carnaval – apoia projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas do Ceará.
Mais sobre os editais da Secult.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará

(85) 8699.6524 Dalwton Moura