A arte que toca: projeto de música em Miraíma recebe violões e aparelho de DVD

16 de janeiro de 2014 - 13:26

O secretário da Cultura do Ceará, Paulo Mamede, entregou na manhã desta quinta-feira (16/1), na sede da Secult, um  kit com dez violões e um aparelho de DVD ao secretário da Cultura e Turismo de Miraíma, Elias Carneiro da Costa. O material, solicitado em 2013, foi cedido para utilização, ao longo de 2014, no desenvolvimento das atividades do projeto “A arte que toca”.

Para receber o kit, o secretário da Cultura de Miraíma fez o pedido por meio de ofício e apresentação de um projeto básico. Como se trata de uma demanda espontânea, não submetida à apreciação via edital, a entrega foi feita sob um termo de cessão celebrado entre as duas secretarias.

Além de disponibilizar um instrutor de música e violão e um coordenador do projeto, a secretaria municipal deverá enviar à Secult, a cada seis meses, um relatório sobre as atividades desenvolvidas. A guarda e a manutenção dos violões e do aparelho de DVD ficam sob a responsabilidade da secretaria municipal.

Para o melhor desenvolvimento das ações, o secretário Elias Carneiro quer, além de contratar um instrutor de música e violão, fazer uma articulação com a Secretaria Municipal da Educação, que já tem professores contratados para o desenvolvimento de um outro projeto na área musical, “Quem canta encanta”.

Segundo o secretário municipal, um processo seletivo será aberto para atender inicialmente a pelo menos 40 crianças, adolescente e jovens na sede de Miraíma e mais 40 no distrito de Brotas, o maior e com melhor estrutura no município para receber as ações. A cidade tem uma população estimada em 13.009 habitantes e está localizada a 205,3 quilômetros de Fortaleza, limitada pelos municípios de Amontada, Irauçuba, Itapipoca, Santana do Acaraú e Sobral. “Para quem não acreditava, nosso projeto virou realidade. Uma cidade pequena também pode sorrir”, comemorou Elias.

Entusiasmado com a aquisição do material, o secretário quer desenvolver e fortalecer iniciativas na área da música para fazer uma primeira demonstração já no próximo aniversário do município – Miraíma completa em 2014, no dia 12 de maio, 26 anos de emancipação de Itapipoca.

Para as festividades alusivas ao aniversário da cidade, a Secretaria municipal da Cultura já quer começar a formar um grupo de coral e levar a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho para uma apresentação. O secretário da Cultura do Estado sinalizou positivamente com a ideia. “Faça a solicitação e providencie transporte, hospedagem e alimentação para os músicos, que eu levo a orquestra pra lá”, adiantou Paulo Mamede.

Durante a entrega dos instrumentos ao secretário da Cultura de Miraíma, o secretário da Cultura do Estado reforçou o interesse que tem em descentralizar e fortalecer as ações culturais pelo interior do Ceará. “Nosso objetivo é chegar lá na ponta mesmo, integrar as ações com o interior”. Uma das ideias é desenvolver concertos itinerantes, levando a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho a vários distritos de municípios cearenses.

Outra preocupação manifestada pelo secretário Paulo Mamede é em relação ao financiamento para a cultura. “No interior, um dos principais problemas das secretarias de cultura é a falta de formação. É preciso capacitar as equipes para elaborarem um bom projeto e fazerem uma correta prestação de contas”, avaliou.

Ao se dirigir ao secretário da Cultura de Miraíma, o secretário da  Cultura do Ceará defendeu que as secretarias municipais se integrem ao Sistema Nacional de Cultura, criando o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura. “Fazendo o dever de casa, tendo uma sede própria e criando legislação, as secretarias vão conseguir com muito mais  facilidade o financiamento para o desenvolvimento de suas ações”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699-6524 – Dalwton Moura