Arquivo Público abre exposição “Memórias Reveladas”, sobre a ditadura militar no Ceará

3 de novembro de 2013 - 17:05

O Arquivo Público do Estado do Ceará realiza nessa segunda-feira (4/11), às 9 horas, a abertura da exposição “Memórias Reveladas: as Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)”, contendo documentos do acervo da instituição, produzidos e recebidos pelo aparato repressor do Estado, durante a ditadura militar que por 21 anos retirou o Brasil do estado democrático de direito, revogando liberdades coletivas e individuais e provocando afrontas aos direitos humanos que continuam sendo investigadas.

A exposição tem entrada franca e será aberta com a apresentação do violonista clássico Jorismar de Freitas e a presença de integrantes da equipe que trabalhou na seleção dos documentos. O Arquivo Público do Estado do Ceará está localizado na Rua Senador Alencar, 348 – Centro.

Os documentos que fazem parte da exposição estão sob a custódia do Arquivo Público desde 2005. Passaram por identificação, organização, descrição arquivística e digitalização, estando hoje disponíveis para pesquisadores das áreas de direito, história, sociologia e antropologia, entre outras. A exposição “Memórias Reveladas” é uma oportunidade de o grande público ter acesso a exemplares importantes desses documentos, reveladores de acontecimentos registrados no Ceará, durante a ditadura militar.

“A exposição tem como objetivo dar mais visibilidade a esse acervo, tendo em vista que essa documentação passou um longo período de restrição, desde que chegou para a custódio do Arquivo Público, em 2005, até maio de 2012, quando a Lei Nacional de Acesso à Informação garantiu a abertura desses documentos para pesquisa e produção de conhecimento”, destaca Márcio Porto, diretor do Arquivo Público.

O acervo do projeto “Memórias Reveladas” teve origem nos fundos documentais da Delegacia de Ordem Política e Social (Dops-CE), do Serviço Estadual de Informações (SEI), na Secretaria da Segurança Pública do Ceará e nos arquivos do jornal Tribuna Operária. A seleção dos documentos seguiu os critérios de importância histórica, social e cultural, destacando fatos de grande repercussão na época, atuação de sindicatos, da Igreja e de outros personagens das histórias reais de perseguição e resistência à ditadura no Ceará.

Programação especial: Dia Nacional da Cultura

A exposição seguirá aberta ao público diariamente, das 9 às 17 horas, e integra a programação especial da Secretaria da Cultura do Estado pelo Dia Nacional da Cultura, comemorado nessa terça (5/11). O anúncio de novas ações da Secult e do investimento, pelo Governo do Estado, de R$ 30 milhões para obras e reformas de equipamentos culturais do Estado será acompanhado de uma programação festiva e de mobilização de artistas, produtores, gestores, parlamentares e da população em geral, em prol de avanços nas políticas públicas de cultura.

Os diversos equipamentos culturais do Governo do Estado participarão da programação do Dia Nacional da Cultura, com atividades especiais. Também haverá programação nas praças do Centro de Fortaleza – Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Praça da Bandeira e Praça dos Leões. Desde a alvorada com a Companhia Itinerante Malabares e com a Banda Acas, às 7 horas, simultaneamente em todas as praças, passando pelo café da manhã com os servidores da Secult no Theatro José de Alencar, às 8 horas, com apresentação do músico Davi Valente. Na Praça do Ferreira, às 9 horas, será aberta a Feira Pública de Artesanato, Moda, Gastronomia e outras linguagens, que se estenderá ao longo do dia. A praça também abrigará oficinas de origami e de contação de histórias.

Às 11 horas será realizada Sessão Especial na Assembleia Legislativa. Às 18 horas, na Praça do Ferreira, haverá pronunciamento do secretário da Cultura, Paulo Mamede, abertura de uma exposição fotográfica sobre a Praça do Ferreira e shows musicais com atrações como os cantores e compositores Marcos Lessa e Lorena Nunes e a banda Rebel Lion. Todas as atividades têm entrada franca.

Serviço
Exposição “Memórias Reveladas”
Abertura: Segunda-feira, 4 de novembro, às 9 horas, no saguão do Arquivo Público (Rua Senador Alencar, 348, Centro). Entrada franca.
A exposição seguirá aberta ao público diariamente, das 9 às 17 horas, e integra a programação especial da Secult pelo Dia Nacional da Cultura, comemorado nessa terça (5/11).
Mais informações: (85) 3101.2615