Aula inaugural do Laboratório de Produção com o Anima Mundi

23 de abril de 2013 - 17:14

Depois do sucesso com mais de 500 (quinhentos) inscritos, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, Realizado pela Associação dos Produtores de Arte do Ceará – PROARTE, com apresentação do Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, com apoio institucional da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Universidade do Trabalho Digital e apoio cultural da Coelce, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais traz em sua aula inaugural Marcos Magalhães, idealizador de um dos projetos mais bem sucedidos do Brasil: o Festival Anima Mundi. A aula acontecerá no auditório do Centro Cultural Dragão do Mar no próximo dia 24 de abril, às 19h.

Já são 21 anos que Festival Anima Mundi faz pessoas de todas as idades viajarem pelo mundo fantástico da animação. O projeto conseguiu um verdadeiro feito: permanecer por décadas no cenário cultural brasileiro e se tornou referência para mundo do cinema de animação, atraindo produtores internacionais e até estúdios como os da Disney, que já comparecem ao evento com o curta ganhador do Oscar 2013, “Paperman”, de John Kahrs.

Criado em 1993 por um grupo de quatro animadores brasileiros: Marcos Magalhães, Aída Queiroz, César Coelho e Léa Zagury, o Anima Mundi promove uma série de outras atividades, além das mostras competitivas, tais como cursos regulares de animação; mostras itinerantes de filmes, realizadas em várias cidades do país e no exterior; e o projeto Anima Escola, que leva a capacitação em linguagem de animação a professores e alunos em colégios municipais e estaduais.

A palestra do Marcos Magalhães é uma oportunidade para o público local ver e conhecer de perto a experiência de quem sabe como transformar projetos que possam parecer inviáveis, em realidade.  Esta é uma atividade que já está dentro da grade curricular pedagógica do Curso, onde para além das disciplinas obrigatórias, o Laboratório de Produçãocontempla a Formação Complementar, composta por Cursos Livres, Ciclo de Debates e Oficinas Instrumentais, voltada também para interessados em geral que não necessariamente estão matriculados no curso extensivo.

A lógica pedagógica do Laboratório de Produção inclui o permanente contato com experiências de sucesso do campo cultural. “A troca de experiências talvez seja o principal diferencial do Laboratório. A ideia do curso é oferecer um repertório teórico, mas manter uma reflexão e aproximação com projetos que já construíram uma trajetória de sucesso” – observa Paulo Victor, idealizador do projeto.

Mais:

– Marcos Magalhães, cineasta de animação nascido no Rio de Janeiro em 1958, é autor de vários filmes entre eles “Meow!” (Prêmio Especial do Júri em Cannes em 1982) e “Animando” (1983), filmado no National Film Board of Canada.

Foi o coordenador no Núcleo de Animação da Embrafilme durante o acordo Brasil-Canadá (1985-87) e responsável pelo primeiro curso de formação profissional de animadores brasileiros.

É o criador do personagem “Ratinho”, da série de animações em massinha do programa de TV “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994).  Coordenou o filme “Estrela de Oito Pontas” (1996), animado por Fernando Diniz, do Museu de Imagens do Inconsciente.

Como artista-visitante na University of Southern California em Los Angeles em 1998/99, realizou o filme “DoiS”, que combina animação direta na película com computação gráfica 3D.

Em 2003, foi bolsista da Fundação John Simon Guggenheim. Mestre em Design e atualmente Doutorando pela PUC-Rio, autor da dissertação “Animação Espontânea” (2004). Professor Pleno

de Cinema de Animação no curso de graduação em Design desde 2002 e coordenador do curso de pós-graduação em Animação desde 2004 na PUC-Rio.

Marcos é um dos fundadores e diretores do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, realizado anualmente desde 1993 no Rio de Janeiro e em São Paulo.

– Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é pioneiro na proposta de dar uma formação técnica para produtores que já atuam na área de eventos culturais, visando qualificar a mão de obra para atender a demanda do mercado na área de desenvolvimento de projetos e programas culturais. O curso terá duração de 18 meses, no turno da manhã, com 5horas/aula diárias de segunda a quarta-feira.

Com uma matriz curricular bastante abrangente e completa, o curso tem como estrutura básica de formação, três eixos complementares: Planejamento Cultural, Teoria e Método em Cultura e Fundamentos dos Meios de Expressão. Estes três eixos darão a tônica às atitudes, competências e habilidades gerais que a formação do produtor cultural implica e também enquadra os perfis básicos preconizados pelo projeto pedagógico elaborado.

Dentro de cada eixo temático, estão subdivididos quatro módulos onde cada um terá suas disciplinas regulares e, ao término de cada um, os alunos receberão certificados mediante apresentação de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Sugestão de Entrevistados

– Marcos Magalhães (Idealizador do Anima Mundi)

– Paulo Victor (Idealizador do Laboratório de Produção)

– Bete Jaguaribe (Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Produção)