TJA recebe o espetáculo “Animal na Sala” nos dias 19 e 20 de janeiro

16 de janeiro de 2013 - 11:39

O teatro, a dança e o circo se fundem para contar a relação do homem com o meio em vários momentos da evolução no espetáculo “Animal na Sala”, da Cia Linhas Aéreas, de São Paulo, que apresenta-se no Theatro José de Alencar nos dias 19 e 20 de janeiro.  O espetáculo será apresentado também em Sobral, no Teatro São João, no dia 17 de janeiro.

Com doze anos completos, a Cia Linhas Aéreas (SP) investe na radicalização da linguagem, abolindo o discurso falado e privilegiando o vocabulário corporal, que aponta soluções baseadas na fisicalidade e na dança. A pesquisa das possibilidades narrativas do gesto surge de um universo rico em imagens, sensações e expressão, dialogando com o espectador.

Sobre o espetáculo, a diretora Renata Melo considera que “o homem constrói suas próprias jaulas, se fez prisioneiro da civilização. Chegamos a um ponto em que não dá pra voltar atrás. E a idéia não é que o primitivo seja melhor. Claro que há uma crítica ao que se diz civilizado, mas a intenção é propor uma reflexão sobre o tema”.

A construção do espetáculo “Animal na sala” foi feita de forma colaborativa entre as intérpretes, a diretora e o autor Paulo Rogério Lopes, encarregado de construir a dramaturgia, ainda que sem palavras, e para amarrar todas essas idéias. A criação partiu de um extenso levantamento de referências nas artes visuais, na literatura e no cinema. Entre elas, obras do escritor Franz Kafka, do cineasta Jean-Jaques Annaud e do artista mineiro Frederico Câmara.

Os intérpretes-criadores da Companhia Linhas Aéreas são Natália Presser, que trabalhou por três anos (entre 2006 e 2009) como trapezista e atriz corporal no Cirque du Soleil, em turnês por Austrália, Japão e Europa, Ziza Brisola, diretora e uma das fundadoras da Companhia, e Patrícia Rizzi.

Neste espetáculo o grupo tem como diretora convidada Renata Melo, que tem um reconhecido trabalho em pesquisa de linguagens envolvendo a dança em diferentes contextos, especialmente com o teatro. A trilha, composta por Claudia Dorei, mescla uma base contemporânea a sons “primitivos” – flautas, água, percussão, cantos tribais.

O grupo – A Cia Linhas Aéreas pesquisa o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa. Cenicamente, trabalha a junção das linguagens do teatro, do circo e da dança nos mais diferentes graus e contextos. Já recebeu prêmios importantes como Shell de Teatro, Fomento à Dança, ProAC, Myriam Muniz/Funarte e Fomento ao Teatro, entre outros.

“O Animal na Sala” estreou em novembro de 2009 no Sesc Santana, em São Paulo. Foi o décimo montado pela companhia e, na época, comemorou os dez anos de atuação do grupo. Entre suas criações, destacam-se os espetáculos “Pequeno Sonho em Vermelho” (2003), aprovado no Programa Petrobrás de Artes Cênicas, direção de Francisco Medeiros e Lucienne Guedes e dramaturgia de Fernando Bonassi. “Plano B” (2000), dirigido por Beth Lopes, premiado no IV Festival de Teatro Físico-Visual da Cultura Inglesa e que integrou o Fringe Festival de Edimburgo. E “Aqui Ninguém é Inocente” (2007), com direção de Maurício Paroni, resultado do projeto Voltaire de Souza – o intelectual periférico, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

O Animal na Sala, Cia. Linhas Aéreas (SP)

Direção: Renata Melo

Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes e Renata Melo