Preparação para a II Conferência Estadual de Cultura

11 de janeiro de 2013 - 18:19

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará promoveu um debate com renomadas personalidades do mundo da cultura e artes na televisão universitária (TV Unifor) da Fundação Edson Queiroz. O programa foi gravado e realizado um vídeo de 50 minutos enviado aos 184 municípios cearenses no processo de realização das conferencias municipais. Os debatedores: Auto Filho, secretário da cultura do Ceará (eixo 5); Roberto Galvão, artista plástico e arte educador (eixo 4); Clodoveu Arruda, gestor cultural, Superintendente do Iphan (eixo 3); Humberto Cunha, professor e pesquisador de Direito e Cultura (eixo 1); Oswald Barroso, professor, pesquisador e teatrólogo (eixo1).

Por meio de uma parceria com os Núcleos Gestores dos Fóruns Regionais de Cultura e Turismo de 11 macrorregiões culturais do Ceará, a Secult garantiu a realização da Etapa Municipal da II CEC em 174 municípios do Ceará. Os Fóruns Regionais de Cultura e Turismo organizaram reuniões de orientação, agendas de adesão e caravanas de apoio aos municípios no processo de organização e realização das Conferências Municipais. Destacou-se a exemplar atuação dos presidentes dos Fóruns Regionais de Cultura e Turismo das seguintes Macrorregiões:

Vale do Jaguaribe (Renato Maia Remígio), Vale do Acaraú (José Brasil de Matos Filho), Serra da Ibiapaba (Vânia Maria Vasconcelos), Centro Sul/Vale do Salgado (Lindevando Rodrigues).

Realização de etapas regionais preparatórias

Visando o aprofundamento dos conceitos trabalhados nos eixos-temáticos da II CNC a Secult realizou a Etapa Regional da II CEC, em novembro de 2009.

Nessa etapa participaram 300 (trezentos) delegados eleitos nas conferências municipais – representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, além de gestores culturais de municípios do interior do Ceará; totalizando 550 (quinhentas e cinqüenta) pessoas.

Na Etapa Regional foram realizadas palestras com renomados conhecedores dos temas abordados nos eixos-temáticos da II CNC. Coordenadores e técnicos da Secult/Ce mediaram os debates e os trabalhos de grupos. A facilitadora do MINC para a II CNC no Ceará, acompanhou a realização da Etapa Regional em 03 macrorregiões (Litoral oeste/Vale do Curu, Sertão Central, Sertão Crateús).

As propostas resultantes da Etapa Regional comporão Planos Regionais de Cultura e servirão como subsidio para elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Divulgação e pré-inscrições

Uma vez consolidados os relatórios das conferências municipais,o Comitê Executivo iniciou o período de pré-inscrições para a Conferência Estadual. Nesse processo, comunicações via telefone, internet e fax foram necessárias para que se pudesse alcançar a todos os delegados eleitos nas Conferências Municipais. 560 delegados efetuaram pré-inscrição.