Sistema Estadual de Bandas de Música

14 de janeiro de 2013 - 13:58

O Sistema Estadual de Bandas de Música – SEBAM/CE, sancionado pela 13.605, de 28 de junho de 2005, tem por objetivo promover a articulação e a troca de experiência entre as bandas de música existentes no Estado, encaminhar o debate sobre o papel e função destas junto as comunidades, propor formas de provimento de recursos, financiamento e fomento destinados aos equipamentos do Sistema, promover e facilitar contatos das bandas de música com entidades nacionais e internacionais. Atualmente o SEBAM/CE é composto por gestores de bandas de todas as macro-regiões do Estado.

O Projeto Bandas foi criado em 1976, pelo Instituto Nacional de Música, posteriormente vinculado a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, funcionando até 1990 sobre a gerencia da mesma, entre 1990 e 1996 foi desativado com a sua extinção, sendo retomado posteriormente guando do retorno da FUNARTE. O Programa de Apoio às Bandas de Música foi retomado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, em 1996, e posteriormente assumido pelo Ministério da Cultura, sendo hoje gerido pela Secretaria da Música e Artes Cênicas que se encarrega de implantá-lo em parceria com as Secretarias Estaduais da Cultura, as prefeituras e com suporte técnico da FUNARTE.

Nesses oito anos, o Ministério da Cultura investiu, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, vinte e quatro milhões de reais no programa, atendendo mais de 1769 cidades em todos os Estados brasileiros e distribuindo mais de trinta mil instrumentos musicais. Além de criar e reaparelhar as bandas, foram ministrados cursos de reciclagem para mestres e de reparo e manutenção de instrumentos, criando condições para o contínuo aperfeiçoamento desses grupos musicais.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e Desporto – SECULT, lançou em 22 de Dezembro de 1996 o Plano Estadual de Música, que envolve ações de capacitação, produção e difusão na área da música. Este Plano já viabilizou vários Projetos tanto na capital como no interior.

– Elaboração e Acompanhamento de Projetos

– Formação: Mostra de Bandas de Música e Cursos Específicos

– Produção: Banco de Partituras

– Difusão: Pra Ver a Banda…