Com apoio da Secult, crianças da rede pública participam de oficinas de cinema de animação em sala de aula

26 de maio de 2025 - 09:56 #

Oficina do projeto Compartilha Animação. Crédito: Danilo Mattos

Na primeira semana de junho, 100 crianças de 10 a 14 anos, estudantes da rede pública de ensino, em Fortaleza, vão participar de uma atividade diferente dentro da própria escola. Vão conhecer a técnica do cinema de animação e, quem sabe, se encantar com uma arte que, além de diversão para público de todas as idades, é uma profissão exercida em todo o mundo. Trata-se do Compartilha Animação, projeto que chega à sua quarta edição, e já contemplou mais de 360 crianças desde a sua criação, em 2017.

Cinco escolas, localizadas nos bairros Vicente Pinzón, Passaré, Messejana, Vila União e Granja Lisboa, vão receber as oficinas, que serão realizadas de 2 a 6 de junho. Será um dia em cada uma delas, com 6 horas de atividade ministrada pelo professor e cineasta Telmo Carvalho. São 20 alunos em cada oficina, selecionados pela própria escola.

Estas oficinas nas escolas são a primeira etapa do projeto Compartilha Animação, que é parte da rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Segunda fase do projeto em julho e exibição em setembro

Dos 100 alunos participantes das oficinas nas escolas, o professor Telmo Carvalho selecionará 20 para a segunda fase, que acontecerá durante duas semanas de julho. Nesta fase do projeto, os alunos terão aulas teóricas e práticas, e terão acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios cinematográficos.

Durante esta etapa do projeto, os alunos vão produzir um filme de animação de curta-metragem, com duração de até 5 minutos, com o tema: Segurança da População: comportamento e uso da energia elétrica. Segundo Iury Melo de Pinho, o  coordenador de Projetos de Sustentabilidade da Enel Ceará, há uma grande preocupação em relação ao uso seguro da energia elétrica. Com o aumento da demanda por eletricidade em residências, comércios e indústrias, torna-se essencial compreender os cuidados necessários para prevenir acidentes e situações de risco. Por isso, a escolha do tema tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os riscos associados ao consumo inadequado e o impacto que esse comportamento pode ter na segurança das pessoas.

“A produção pode abordar o tema de diferentes formas, como o uso seguro de aparelhos elétricos, a importância de manter as instalações elétricas em bom estado, como identificar sinais de risco e o consumo consciente sem comprometer a segurança. A ideia é transmitir essas informações de maneira visual, clara e acessível, atingindo um público amplo, de crianças a idosos, e contribuir para a formação de uma sociedade mais preparada para prevenir acidentes e promover o bem-estar coletivo”, destaca Iury Melo.

A estreia do filme será em setembro, na noite de abertura do 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Na ocasião, os jovens realizadores do curta vão subir ao palco para receber um certificado.

Além disso, durante o mês de julho, o projeto vai realizar exibição gratuita de filmes nacionais e cearenses para a comunidade de Aquiraz.