Secretaria da Cultura do Ceará celebra Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra
22 de julho de 2024 - 16:07 #Mulher Negra #Tereza de Benguela
Texto: Ascom Secult; Fotos: Jeny Sousa e Lucas Calisto
5 Espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) realizam programação em alusão a data
No próximo dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Em alusão a data, a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), realiza programação com rodas de conversa; apresentações artísticas de música e dança; feiras; e desfile. As atividades se estendem pela semana e são gratuitas.
A data nacional, em 2024, completa 10 anos e foi instituída por meio da Lei 12.987/2014. “Rainha Tereza” foi líder do Quilombo do Quariterê (Mato Grosso) e símbolo da luta contra a escravidão.
Em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro realiza, nesta terça-feira (23), às 18h30, a roda de conversa “Mulheres Negras: cuidado, saúde mental e representatividade”. A atividade conta com as mediadoras: Jaiane Façanha Lessa, enfermeira no Caps Quixeramobim e especialista em saúde mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará; e Eliane Clares Barbosa, mulher negra, feminista e psicóloga no Caps Quixeramobim, com mestrado em Psicologia e Políticas Públicas.
Na quarta-feira (24), às 16h, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), localizada na capital cearense, realiza em sua faixa de programação “Descobertas da Pesquisa Acadêmica”, edição sobre “Representação da Mulher Negra nos Jornais O Povo e Diário do Nordeste” com Suewellyn Cassimiro. A mediação será de Ana Karine Garcia, Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece.
Já no período de 24 a 26 de julho (quarta a sexta-feira), o Museu do Ceará (em Fortaleza), por meio do seu Anexo Bode Ioiô, realiza uma série de atividades. Sempre a partir das 14h, os espaços “Mezanino” do Anexo e a Praça do Ferreira se tornam palco da programação que inclui já no primeiro dia roda de conversa “Mulheridades Negras no Âmbito Cultural”.
A programação do Museu do Ceará, que ocorre em parceria com os Institutos Dragão do Mar e Mirante de Arte e Cultura, Secretaria de Igualdade Racial e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Ceará (Unilab), também conta com debate com Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial do Ceará; Raquel Caminha, orientadora do Museu do Ceará; e Rosalina Semêdo, coordenadora do Projeto UniCulturas da Unilab.
Apresentações artísticas do Projeto UniCulturas Unilab também compõe a celebração: grupos de dança Kabaz di Terra, UbuntuDance e Toques da Banda; além do desfile de moda com o UniFashion.
Já na quinta e sexta-feira (dias 25 e 26 de julho), das 17h às 21h, o Theatro José de Alencar (em Fortaleza) recebe a Feira Negra de Fortaleza e as apresentações: “Minha Ancestralidade” com Nega Lu e “Maracatu Vozes da África”.
Ainda durante esta semana e também na quinta-feira (25), às 18h, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), localizado na capital, realiza uma roda de conversa com a temática “Encantamento e Poder: Mulheres Negras nas Artes Visuais”, com Adriana Clemente, Cecília Calaça e mediação de Ana Aline Furtado.
Fechando a semana, no domingo (28), das 13h às 18h, o CDMac realiza a festa “Falar de nós ganhando” com: roda de conversa “Expografia como jogo de (des)montar”, com Hector Isaias; experiência imersiva “O agir da criança” com Alexia Ferreira e participação de Blecaute (campeonato de videogame, trancistas e carimba); e discotecagem.
Serviço
Casa de Antônio Conselheiro (CAC)
23/07 (terça-feira), a partir das 18h30
Roda de conversa “Mulheres Negras: cuidado, saúde mental e representatividade”
Mediadoras: Jaiane Façanha Lessa, enfermeira no Caps Quixeramobim e especialista em saúde mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará; e Eliane Clares Barbosa, mulher negra, feminista e psicóloga no Caps Quixeramobim, com mestrado em Psicologia e Políticas Públicas
Local: Anfiteatro da Casa de Antônio Conselheiro
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece)
24/07 (quarta-feira), às 16h
Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Representação da Mulher Negra nos Jornais O Povo e Diário do Nordeste” com Suewellyn Cassimiro
Mediação: Ana Karine Garcia, Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece
Local: Espaço Multiuso da Bece
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada: Gratuita
Museu do Ceará – Anexo do Bode Ioiô
De 24 a 26 de julho (quarta a sexta-feira), a partir das 14h
Mulheridades Negras: 10 anos da Lei que institui o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra
Roda de conversa “Mulheridades Negras no Âmbito Cultural”
Mesa com Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial do Ceará; Raquel Caminha, orientadora do Museu do Ceará; e Rosalina Semêdo, coordenadora do Projeto UniCulturas da Unilab
Apresentações artísticas — Projeto UniCulturas Unilab
Kabaz di Terra,
UbuntuDance e
Toques da Banda
+ desfile de moda com o UniFashion
Local: Mezanino Anexo do Museu do Ceará e Praça do Ferreira
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita
Theatro José de Alencar (TJA)
Dia 25/07 (quinta-feira), das 17h às 21h
Feira Negra de Fortaleza
Local: Pátio Nobre
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
19h
Nega Lu apresenta: “Minha Ancestralidade” (Parceria com o Sesc Ceará)
Local: Palco Principal
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla TJA
Dia 26/07 (sexta-feira), das 17h às 21h
Feira Negra de Fortaleza
Local: Jardim de Burle Marx
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
18h
Maracatu Vozes da África (Parceria com o Sesc Ceará)
Local: Palco Elzenir Colares (Jardim)
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac)
25/07 (quinta-feira), às 18h
Roda de Conversa “Encantamento e Poder: Mulheres Negras nas Artes Visuais” com Adriana Clemente, Cecília Calaça e mediação de Ana Aline Furtado
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará – exposição “Ana, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada: Gratuita. 30 pessoas por ordem de chegada.
28/07 (domingo), das 13h às 18h
Festa “Falar de nós ganhando”
frase de Nêgo Bispo, o ancestral que nos sopra sementes
14h às 15h: Roda de Conversa “Expografia como jogo de (des)montar” com Hector Isaias
15h às 17h: Experiência imersiva “O agir da criança” com Alexia Ferreira e participação de Blecaute (campeonato de videogame, trancistas e carimba)
16h às 18h: Discotecagem
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Classificação indicativa: livre
Entrada: Gratuita. Acesso por ordem de chegada