Museu da Imagem e do Som realiza encerramento do processo formativo Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres

23 de abril de 2024 - 11:58 #

O evento terá roda de conversa com os dez artistas participantes seguida por show de hip hop com Má Dame

O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta sexta-feira (26) o encerramento do Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres, processo formativo que ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024 para 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com as pessoas participantes sobre o processo criativo e, logo em seguida, terá show de hip hop com Má Dame. A programação acontece na praça do MIS das 16h30 às 19h30. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Encerramento do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres + Apresentação musical de Má Dame

Nesta sexta-feira (26), a partir das 16h30, na praça do MIS, acontece o evento de encerramento do Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres, com falas das artistas sobre o processo e apresentação musical de Má Dame, com o show “Codinome Rosatômica”.

O Ateliê foi um processo formativo que ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024. Foram selecionadas 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará que experimentam em linguagens artísticas diversas, com foco na relação entre arte e tecnologia: Amorfas, Curimatã Oliveira, Ella Monstra, Georgia Vitrilis, Hesse Santana, Lipe Maria, Lui Foito, Mica Macaca, Stefany Mendes e Nicotinta. O resultado foi a criação da obra coletiva “fragmento-KYMERA”, atualmente em cartaz na sala imersiva do MIS.

A programação terá início às 16h30 com um roda de conversa com as dez pessoas que participaram do Ateliê, compartilhando suas experiências relativas ao processo criativo. A mediação é da educadora Garu Pirani, do MIS. Em seguida, às 18h30, acontecerá o show da Má Dame.

Má Dame, vinda da Zona Oeste, região banhada pelo mar e pelo mangue, e que traz ainda hoje comunidades originárias em suas redondezas, entrega fortes referências das características, costumes e histórias das construções locais na letra. Lançou em 2020 seu primeiro EP, o No Fio da Navalha, produção que lhe proporcionou estar na line up de três edições do Festival Elos, em Fortaleza, Ceará, além do Festival Quebrada, ocorrido em Sobral, Ceará em 2022. Atualmente, se firma cada vez mais como uma voz da cena do Hip Hop brasileiro.

“Codinome Rosatômica” é um show idealizado por Má Dame que traz em sua composição e execução elementos visuais da Cultura Hip Hop além de movimentos da cultura local, como o Passin do Reggae. O show, através das letras e composição sonora, fala sobre uma Fortaleza enquanto Capital e Grande Metrópole que se faz e constrói através da coletividade de movimentações independentes de juventudes vindas da cultura de rua como os movimentos de Reggae e Saraus Literários, e conta com participação e protagonismo de poetas, dançarinas e Dj Nandi, que acompanha a carreira de Má Dame nos palcos.

SERVIÇO:

– Encerramento do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres + Apresentação musical Má Dame

Data: 26 de abril (sexta-feira)

Horário: 16h30 às 19h30

Local: Praça do MIS

Classificação indicativa: livre