Estação das Artes celebra aniversário de Fortaleza com shows, feira e orquestra

11 de abril de 2024 - 14:04 # # #

Foto: Iara Pamella - Thiago Matine Assessoria de Comunicação da Estação das Artes

Na sexta (12), a Gare da também é palco de forró com projeto especial da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos e show de Juruviara. O Domingo na Estação (14) recebe mais uma edição da Feira Negra

 

Neste fim de semana, o forró toma conta da Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação reúne Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos e Juruviara na sexta (12); DJ Victormsat e Iara Pamella no sábado (13); e Feira Negra (14) no Domingo na Estação. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação começa na sexta (12) com o espetáculo “Festejar com alegria – sou o forró e poesia”. A apresentação contempla o concerto Clássicos Nordestino, da Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos, sob a regência do maestro Leonardo Sidney. Contemplado no Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes, a obra é um passeio pela vida e obra de três mestres da sanfona brasileira — Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos — que tinham em comum a região nordeste como berço natal. Belchior, que nomeia a Estação das Artes, e Raimundo Fagner também são homenageados. A atividade começa às 18h30.

A partir das 18h30, o cantor e compositor Juruviara sobe ao palco da Gare para apresentar seu show “Juruviara, Do Mar ao Sertão”. Unido ao desejo de apresentar ao público suas canções antigas, atuais e outras inéditas junto à releituras de grandes sucessos do cancioneiro popular, o artista faz um passeio do litoral ao universo sertanejo.

Seu canto forte convida a força da bateria de Pantico Rocha e a percussão de Valdécio Oliveira, a magia do violão de David Simplício e a guitarra de Lu De Sousa, o brilho da Sanfona de Freitas Filho e a elegância do baixo de Filipe Mota. Com versatilidade rítmica, o show ganha nuances de mar e sertão, deixando transparecer toda a honestidade que Juruviara tem com suas raízes musicais. A apresentação passeia entre forrós, chorinho e baladas, imprimindo uma brasilidade singular ao trabalho.

DJ Victormsat e Iara Pamella

O aniversário de Fortaleza, celebrado neste sábado (13), reúne uma programação com a identidade cearense. O DJ Victor Azevedo, conhecido como Victormsat, abre os trabalhos a partir das 17h30 com um um set que conecta artistas de gerações mais antigas com a força da nova música cearense. Produtor e residente da festa Relance, o artista apresenta o projeto “Um pessoal daqui”, que enaltece a cultura do Estado ao misturá-la com grandes nomes da cena nacional.

A partir das 19h30, o palco é da dona de uma das vozes mais românticas do forró: Iara Pamella. A artista iniciou sua carreira no ano de 1996 no Forró Noda de Caju e gravou cinco discos com a banda, incluindo sucessos que estouraram em todo o Brasil, como “Meu Vício”.

Iara Pamella é reconhecida por canções que atravessam gerações do forró romântico, como “Eu Juro”, “Sol do Meu Verão” e “Lindos Momentos”. Integrou outros grupos, como Banda Adrenalyna, Banda Sabor de Mulher e Banda Batidinha. Hoje, segue em carreira solo e apresenta na Estação das Artes um passeio por sua carreira.

Feira Negra no Domingo na Estação

O Domingo na Estação recebe mais uma edição da Feira Negra no dia 14, das 10h às 15h. A iniciativa surgiu com o desejo de garantir visibilidade, espaços de efetivação do empreendedorismo negro, valorização e difusão da produção cultural das populações negras da cidade. Os expositores são Janete Rodrigues; Rmoda Africana; Mare Acessórios; Jorge Dias; GG Paurá; Camisaria Balbúrdia; Ivia Lopes; Prelinha Artes da Tati; Cunhãs; Timbaúba; Quadros Criativos; Menina Nega Bijuterias; Vinil Mágico e Golden Panda Store.

A programação infantil também está garantida para a criançada. Das 10h às 13h, a Oficina Infantil – Desenhos Animados propõe uma experimentação da animação em uma brincadeira que inclui dobraduras simples no papel antes de desenhar, criando a possibilidade do movimento nas imagens. Os oficineiros são Fleuri Cardoso e Iuri Tavares.

A partir das 10h30, a Cia Cle apresenta o espetáculo “Um Tiquinho de Nada”. A obra conta a história da Palhaça Nada, que perambula em mais um dia de labuta. A atividade é uma parceria com o Sesc Ceará.

A Estação das Artes segue como palco das artes cênicas com a digavoce cia a partir das 11h, projeto selecionado no Edital de Projetos Artísticos. Com duração de 40 minutos, o grupo apresenta o espetáculo infanto-juvenil “100M rasos”, um trabalho cênico que pesquisa comicidade em cena, por meio de uma poética clownesca sobre a hipervalorização do belo, da alta performance e do narcisismo, tendo como pano de fundo o empoderamento da mulher negra.

Às 12h10, é a vez da intervenção artística musical e poética “Pretos Ocupando Todos os Lugares”. Idealizada pela multiartista Vits, que iniciou sua trajetória musical aos nove anos, essa apresentação é uma experiência emocionalmente carregada que busca sensibilizar e envolver o público em um diálogo construtivo sobre igualdade, inclusão e respeito.

O show conta com uma banda completa, composta pelos músicos Jonathan de Castro (baixo), Gabriel Alves Rocha (bateria e percussão) e Gabriel de Sousa Reis (guitarra); e sua gênese criativa remonta ao Pretarau, um sarau da Rede Cuca Jangurussu. O espetáculo se inicia com uma poesia autoral que simboliza a resistência ao racismo, em seguida, uma seleção de músicas de artistas nacionais como Baco Exú do Blues, MC Carol, Bia Ferreira, Lourena, NaBrisa, Linn da Quebrada, Elza Soares e outros.

Para encerrar a programação, o Mercado AlimentaCE apresenta o Maracatu Nação Fortaleza a partir das 14h10. Fundado em 25 de março de 2004, em comemoração ao Dia de Maracatu e aos 120 anos da abolição dos escravizados no Ceará, o grupo imprime uma marca original nas manifestações culturais de rua. Autor e intérprete das loas apresentadas nos desfiles desde a criação do grupo, Calé Alencar iniciou a carreira musical em 1975.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 12 a 14.4

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 12

Horário da programação: 18h às 22h

18h30 às 19h50 – Concerto “Festejar com alegria – Sou o forró e poesia”, com Orquestra de Câmara Heitor Villa-Lobos

20h30 às 21h50 – Show “Juruviara – Do Mar ao Sertão”, com Juruviara

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 13

Horário da programação: 17h às 22h

17h30 às 19h30 – DJ Victormsat

19h30 às 21h30 – Iara Pamella

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 14

Horário da programação: 10h às 15h

10h às 15h – Feira Negra

10h às 12h – Oficina Infantil – Desenhos Animados, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares

11h às 11h40 – Espetáculo infantil “100M rasos”, com a diga você cia

10h30 às 11h30 – Espetáculo “Um Tiquinho De Nada”, com Cia. Cle (Parceria Sesc)

12h10 às 13h40 – Espetáculo “Pretos Ocupando todos os Lugares”

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: Livre