Nota de Pesar | Oswald Barroso

22 de março de 2024 - 15:40

Com profundo pesar, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) recebe a notícia do falecimento do pesquisador, professor, comunicador, escritor, poeta, cordelista, folclorista, diretor e dramaturgo, Raimundo Oswald Cavalcante Barroso.

Nascido em Fortaleza, Oswaldo Barroso é filho do também poeta, jornalista e professor Antônio Girão Barroso e de Dona Alba Cavalcante Barroso. Publicou mais de 20 livros, entre artigos, biografias, poesia, textos para teatro, reportagens, estudos e organização de antologias, textos e estudos sobre cultura popular. Um deles, o Ceará Mestiço, foi lançado durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019.

Foi premiado com a Comenda Patativa do Assaré (2020), promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secult. Foi agraciado também com a Medalha Brasileira Folclorista Emérito (2008), concedida pela Comissão Nacional de Folclore, assim como o Título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte. Recebeu ainda os Prêmios Estímulos à Dramaturgia (1996) e o Prêmio Estado do Ceará (1985).

A trajetória de Oswald Barroso esteve sempre muito ligada à Secult Ceará e aos espaços públicos culturais. Foi diretor do Departamento de Ativação Cultural da Secult Ceará (1986-1988), do Theatro José de Alencar (1989 – 1991) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (1998 – 2002), espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Foi também diretor do Teatro da Boca Rica (1998 – 2004).

Grande pesquisador e ativista da cultura popular tradicional do Ceará e do país, Oswald era graduado em Comunicação Social, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu pós-doutorado na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o projeto “A máscara e sua performance no nordeste brasileiro”, sob orientação do Prof. Dr. José Luiz Ligiéro Coelho.

Participou, como professor bolsista, do curso de Especialização em Cultura do Campo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi professor e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com atuação no Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas (Díctis) e no Grupo de Pesquisas Cultura Brasileira: Educação e Práticas Pedagógicas. Foi também pesquisador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA), da UNIRIO.

Suas colaborações para a cultura, comunicação, teatro, história e política serão sempre lembradas.

A Secult Ceará se solidariza com os familiares, alunos, amigos, e com todos os artistas que conviveram e tiveram a grande honra de aprender nos mais diversos espaços educacionais, sociais e culturais com Oswald Barroso.

*

[Atualização] O velório será realizado no Theatro José de Alencar, das 22h desta sexta-feira (22) até às 15h de sábado (23).