Com apoio da Secult, livro ficcional ‘Sangue torcido’ de autoria de Kaye Djamiliá, será lançado no próximo dia 15 de novembro, às 19h

15 de novembro de 2023 - 09:20

Com apoio do XII Edital de Incentivo às Artes da Secult/CE, no próximo dia 15 de novembro, às 19h, no Lindo Sebo Delirante localizado dentro do Cinema do Dragão, a artista Kaye Djamiliá lança seu primeiro livro ‘Sangue Torcido’, pela editora Chiado. A obra traz reflexões sobre vários papéis que normalmente são impostos pela sociedade às mulheres, como por exemplo, a naturalização do papel social de cuidado atribuído à elas. Por meio das narrativas das personagens também é possível vislumbrar temas como solidão, maternidade, amor, abandono e violência familiar. O evento de lançamento, gratuito e aberto ao público, conta ainda com sessão de autógrafos e discotecagem do artista Vitor Cozilos Vivos.

A autora do livro, Kaye, viveu grande parte da sua infância na zona rural do município do Crato, onde reside sua família materna, e foi a partir da observação de suas parentes, e de si mesma, que a escritora se inspirou para a construção de várias personagens da obra.  “Quando comecei a escrever, não sabia que tava escrevendo um livro, não tinha nenhuma pretensão. Fui escrevendo porque precisava escrever, porque era pandemia e tinha muita coisa passando na minha cabeça, fiquei cara a cara com os meus fantasmas. E escrever esse livro foi a minha forma de processar tudo isso. De dar conta da minha história e da minha família, principalmente das mulheres. Esse livro é uma tentativa de reconstruir uma memória, de preencher vazios sobre aspectos da história que eu não conhecia. Através da história delas, entender a minha. Entender os caminhos que nos levaram a ser quem somos. Uma forma de cicatrizar algumas feridas e me perguntar se elas conseguiram cicatrizar a delas.” conta Djamiliá sobre o seu processo de escrita.

A publicação também traz ilustrações da artista cearense Peaug. “Enquanto desenhava, pensava na minha infância, no sítio que vivia com minha família, nas horas e horas que passava só, em como pode é difícil se sentir em casa, construir a sua casa, perceber que você está em casa.” explica Peaug sobre seu processo de ilustrar a obra.

Sobre Sangue Torcido

Ambientado entre a zona rural e a cidade, Sangue torcido tece a história de uma família atravessada por feridas ainda abertas. Cada personagem carrega marcas de traumas transmitidos e ressignificados a cada geração, costurando e moldando cada um. O desafeto da mãe, o rancor da irmã, um filho que nunca nasceu, a filha que partiu, palavras que rasgam como uma faca, o sangue dita os afetos, a dor do vazio. Um romance sobre solidão e amor, sobre como existir carregando sua história, ou ainda, como existir apesar da sua história.

Sobre Kaye Djamiliá

Kaye Djamiliá nasceu no Crato, interior do Ceará. É formada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará e em circo pelo Co-laboratório em artes circenses. É arte-educadora e artista multilinguagem, com atuação no teatro, como atriz e diretora, na dança,  no circo e na música. No cinema, além do seu trabalho como atriz, em 2022 escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem “Quando meus lábios sagrados disseram palavras secretas”. Sangue torcido é o primeiro livro da autora.

Sobre Peaug

Nos desenhos engarranchados, Peaug tenta entender a solidão e encontrar lugares de motivação e conexão, buscando respostas pra pergunta “como que chega perto?”.

SERVIÇO

O quê: Livro que traz reflexões como a naturalização do papel social de cuidado atribuído às mulheres, é lançado no Cinema do Dragão

Quando: 15 de novembro de 2023 (quarta-feira)

Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)