Secult e Porto Iracema lançam 2a edição do ABarca, projeto de formação básica em artes para jovens em 10 municípios do Ceará

5 de julho de 2023 - 11:01 # # #

Executado pela Porto Iracema das Artes e financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), o investimento do ABarca totaliza R$ 1,7 milhão

Programa de interiorização da formação básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, o ABarca edição de 2023 será lançado nesta quarta-feira (5) em Itapipoca, durante a Quermesse Ita Junina. No município, 30 estudantes entre 15 e 29 anos receberão formação em Artes Visuais e Audiovisual. Outras nove cidades recebem o ABarca este ano. 

Em Itapipoca, o ABarca conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria da Cultura, para a realização dos percursos formativos que têm início no dia 17 de julho. Em Quixadá, primeira cidade a receber o projeto em 2023, as aulas iniciaram no dia 3 de julho. Em sua primeira edição, em 2022, o ABarca alcançou mais de 300 jovens, com formação continuada de 150 horas. Em 2023, a expectativa é que pelo menos 250 jovens sejam contemplados pelo projeto.

A secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, comenta que o projeto “imprime o esforço do Governo do Ceará na descentralização das políticas públicas de cultura, com foco nas juventudes, cooperação com os municípios e nas parcerias que propicia entre a cultura, a educação e a assistência social”. 

Para os próximos anos, a projeção é de expansão para outros municípios. Até o fim de setembro, todos os territórios contemplados – Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzón, Curió, Genibaú e Granja Portugal), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte –, iniciarão seus percursos, que se estendem por cerca de três meses, em cada município. A edição 2023 do ABarca finaliza em dezembro, com a realização de uma mostra de trabalhos artísticos dos estudantes.

Os processos de formação do aBarca são norteados por três operadores: corpo, território e imaginação, incluindo experiências de fruição, desenvolvimento de projetos artísticos e orientação sobre possibilidades de inserção na economia criativa. Almejando repercutir na cena artística e cultural, em cada município que está inserido, o aBarca é pensado dialogicamente e de forma estratégica, considerando o contexto e a necessidade de cada território.  

“Os encontros, as trocas de conhecimento, as fruições e produções artísticas que o projeto propicia podem abrir perspectivas novas para ler o mundo, para construir posicionamentos e atuar na vida social”, pontua Rachel Gadelha, diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Bete Jaguaribe, diretora da Escola Porto Iracema das Artes e diretora de formação do Instituto Dragão do Mar, pontua que, em 2023, ano que a Escola completa 10 anos de fundação, “a interiorização é prioridade absoluta. O aBarca materializa esse intento com formação continuada, presencial, construída em perspectiva dialógica, que valoriza a cena artística dos municípios e territórios periféricos, seus profissionais, suas produções e suas referências”.

Sobre o aBarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema – Escola de Formação e Criação do Ceará é uma escola pública de artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, a Porto Iracema desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Todas as formações são gratuitas.