Porto Dragão lança vídeo performance sobre dengo e amizade entre pessoas negras e LGBTQIA+ neste sábado (20/11)

18 de novembro de 2021 - 10:52 # #

Ascom Porto Dragão

Criação dos artistas Ed Borges e Tamara Lopes, o episódio do programa Zona de Criação investiga o termo “dengo” de origem bantu, através de colagens e movimentos. O programa vai ao ar neste sábado (20/11), às 18h, no Youtube do Porto Dragão

Realizado pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o programa Zona de Criação chega ao nono episódio da segunda temporada. Com os artistas cearenses Ed Borges e Tamara Lopes, “Num-dengo” é uma vídeo-performance sobre o cultivo de um autodengo a partir do laço de amizade entre duas pessoas negras da comunidade LGBTQIAP+. A estreia ocorre neste sábado (20/11) às 18h no Youtube do Porto Dragão.

Os próximos episódios da websérie são resultados de projetos selecionados na categoria Produção de Conteúdo, uma das novidades da segunda edição do Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital (2021/2022).

Confira aqui a playlist completa da segunda temporada do programa Zona de Criação

SOBRE NUM-DENGO

Da palavra dengo, um portal de múltiplos significados se abre, o que possibilita a pessoas negras (re)inventarem e (re)escreverem histórias de autocuidado, de cura e de fortalecimento. Em meio a um ritual de colagem de imagens sobrepostas diretamente sobre um corpo que se expande em negridão, diálogos, memórias e afetos são entrelaçados a uma investigação audiovisual ao redor do termo “dengo”, de origem bantu. A pele se transforma em um manto. O gesto de autorrepresentação se transmuta em patuás. O abraço se faz infinitude.

SOBRE ED BORGES

Ed Borges é artista visual, realizador audiovisual e designer nascido em Fortaleza, Ceará. Filho de uma mulher cozinheira de uma vida inteira e de um homem que foi um dos tantos operários da indústria cearense do algodão. É formado em Comunicação – Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação, na área de Fotografia e Audiovisual, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). Cultiva trabalhos movidos por dissidências de gênero e sexualidade, racialidade, memórias e histórias familiares.

SOBRE TAMARA LOPES

Tamara Lopes é mulher, negra, bissexual, moradora de periferia e artista. Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, formada em Comunicação Social – Jornalismo (UFC) e especialista em Cinema e Audiovisual (Estácio), Tamara utiliza sua arte como uma forma de revelar ao mundo sua realidade. A artista começou na fotografia em 2012, foi contemplada com editais e participou de mostras de fotografias. É professora de fotografia e hoje também atua no teatro e na dança.

SOBRE O PROGRAMA ZONA DE CRIAÇÃO

Idealizado e produzido pelo Centro Cultural Porto Dragão desde 2020, o programa fomenta a produção de conteúdo audiovisual gerando programação cultural de qualidade, além da criação de portfólios dos artistas. Com mais de 30 episódios artísticos publicados, segue em sua segunda temporada, agora com interpretação em LIBRAS, apresentando diversas linguagens nessa co-criação com o audiovisual.

SERVIÇO

Zona de Criação apresenta “Num-Dengo”, com Ed Borges e Tamara Lopes

20 de novembro, sábado, às 18h

Youtube do Porto Dragão