Museu Sacro recebe shows em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, nesta quinta, 5/11

4 de novembro de 2020 - 16:45 # # # #

As apresentações serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secult, às 19h.

O Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) em Aquiraz, recebe uma série de shows realizados para comemorar o Dia Nacional da Cultura, 5/11. Em uma parceria com a prefeitura de Aquiraz e a Secretaria de Cultura do município, os shows dos artistas locais Alex do Acordeon, Johnny Nogueira, Luciana Dantas, Mariná terão como convidados Waldonys e Bruna Ene. Sem a presença de público, as apresentações serão transmitidas nesta quinta-feira, 5/11, às 19h, no canal do YouTube da Secult: https://www.youtube.com/c/SecultCearáGov. Outros equipamentos da Secult também comemoram o Dia Nacional da Cultura. Confira aqui a programação.

Mais sobre os artistas

Alex do Acordeon foi criado no club de forró Cantinho do Céu, onde muitas bandas de forró conhecidas tocavam. Começou a tocar aos 8 anos com uma sanfona de brinquedo e logo depois desenvolveu seu talento com a sanfona de oito baixos. Aos 9 anos teve oportunidade de tocar com Waldonys e atualmente faz sucesso no YouTube, em que tem mais de 1 milhão e meio de acessos.

Johnny Nogueira mora na Prainha, filho de pescador e mulher rendeira, filho de Aquiraz. É um artista da terra e tem um trabalho com música ao vivo há algum tempo e seu sonho é continuar levando alegria e emoção pra todos filhos de Cristo através da música.

Luciana Dantas é uma jovem cantora de Aquiraz, desde o seu início de carreira sempre transmitiu muita energia e amor pela música popular brasileira.

Mariná é nascida e criada em Aquiraz. Teve desde cedo o amor pela música vendo o avô tocar as cantorias. Ganhou seu primeiro violão aos 16 anos e desde então seu amor pela música só cresce. Em 2016 montou uma banda de reggae com alguns amigos, que foi nomeada como Mariná, daí veio o nome artístico. Tem duas músicas autorais, lançadas no YouTube, uma delas feita em parceria com Joel Rocha, César Filho e Guilherme Câmara. Fora da música, Mariná é Tatuadora no estúdio Dendicasa Tattoo e mãe em período integral, e tudo isso só alimenta o seu amor pela música. Já participou de eventos junto com os filhos de Aquiraz e outros com sua banda Mariná, como Vila Sonora e Acampamento (em Tabuleiro do Norte).

Waldonys é acordeonista e cantor. Se existe uma frase que defina o Waldonys, é “Tal Pai, tal Filho”. Ainda pequeno vendo seu pai, Eurides, tocar brotou no menino a paixão pelo acordeon. Começou a tocar com 11 anos de idade, e logo revelou um dom para a música, aos 14 anos teve seu talento reconhecido por Dominguinhos, que o convidou para gravar o CD “Choro Chorado”, e gravar com Dominguinhos foi apenas o começo. Aos 15 anos Waldonys gravou com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o disco “Fruta Madura”, no qual foi carinhosamente chamado de Garoto Atrevido. Também gravou com Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Marisa Monte, além de representar o Brasil nos Estados Unidos , México, Cuba e países da Europa. Atualmente o talentoso artista tem aplausos da crítica e como diria Luiz Gonzaga, continua atrevido. Já gravou dez discos e dois DVDs pelas gravadoras RGE, CONTINENTAL, VELAS, KUARUP, WE Produções. Consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MPB, entre eles podemos destacar Gonzagão, Dominguinhos, Gilberto Gil, Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Ricardo Chaves, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto e muitos outros.

Bruna Ene é cantora e compositora e sempre teve a música como sua grande paixão. Após experiências como vocalista em algumas bandas no estado do Ceará, iniciou sua carreira solo em 2018. O single “Só”, com clipe gravado em Paris, tem mais de 50.000 plays no Spotify, e mais de 50.000 plays no Youtube. Em 2019, lançou seu primeiro EP, que também repercutiu nas plataformas de streaming de forma positiva. Em março, lançou “Somos um só”, composição feita no início do período de isolamento social, falando sobre as mudanças do mundo durante a pandemia, e levando uma mensagem de esperança para dias melhores. A música viralizou e virou tema de dezenas de campanhas de instituições não governamentais, de instituições privadas. Cruz Vermelha e Rede Bandeirantes (TV e rádio, circuito nacional e internacional). Em junho de 2020, firmou parceria com o cantor e instrumentista Waldonys, compondo e gravando a música “Ninguém te fez voar”. A música começou a tocar nas rádios antes do lançamento na internet, e em seu segundo dia de execução, foi a sétima música mais tocada em Fortaleza. Em julho do mesmo ano, lançou “Leonina”, composição própria, dividindo os vocais com a jornalista e cantora cearense Lívia Baral. Seu último lançamento, foi a faixa “Todo mundo quer um amor”, com a participação da cantora Solange Almeida.