Dia Nacional da Cultura, 5/11, é celebrado nos equipamentos da Secult, com programação especial

3 de novembro de 2020 - 15:52 # #

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) comemora o Dia Nacional da Cultura, 5/11, com programação especial online e presencial nos equipamentos como Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Casa de Saberes Cego Aderaldo e Porto Iracema das Artes. Na data também acontecem a abertura da 18º Feira da Música e do 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, eventos apoiados pela Secult.

Centro Dragão do Mar

Para celebrar o Dia da Cultura, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lançará a exposição virtual “Memórias da Marcha Tremembé –  projeto Tapuyas do Siará”, a partir desta quinta-feira (5), às 17h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). A mostra reúne cerca de vinte fotografias em filme 35mm colorido (câmera Nikon F3 e filme Fuji Provallue 200), registradas em 2005, durante a 2ª Marcha pela autonomia do povo Tremembé, reunidas com outras imagens do ritual do torém captadas em um encontro anterior de preparação para a Marcha, ambas ocasiões em Almofala. A exposição integra o projeto do fotógrafo e pesquisador Philipi Bandeira, selecionado na convocatória Arte e em Rede, e seguirá em cartaz até 05 de janeiro de 2021. A exposição virtual conta com o suporte técnico e curatorial do Museu da Cultura Cearense (MCC), que através de sua gerência e seu núcleo educativo viabilizaram a montagem, com contribuição significativa de Márcia Bitu Moreno e Ícaro da Silva.

A exposição foi selecionada na Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Cinema do Dragão continua com exibições presenciais e virtuais. Estreia o filme O BARCO (de Petrus Cariry). Em “O Barco”, Esmerina (Verônica Cavalcanti) é mãe de 26 filhos, cada um chamado por uma letra do alfabeto. A família leva uma vida pacata em uma vila de pescadores até que um barco naufraga trazendo Ana (Samya de Lavor), uma misteriosa mulher que vai mudar a rotina da família. O mais afetado é o filho A (Rômulo Braga), o mais velho da prole, que desperta para a vontade de romper com o lugar onde passou sua vida inteira para, finalmente, conhecer o mundo. O elenco ainda conta com a participação dos atores paraibanos Everaldo Pontes, que interpreta um velho sábio da vila, e Nanego Lira, como o patriarca da família. A história é inspirada no conto homônimo do escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima, que foi adaptado para o cinema pelo próprio diretor em parceria com Rosemberg Cariry e Firmino Holanda (também montador do filme). A produção executiva é de Bárbara Cariry, a direção de produção de Teta Maia e a trilha sonora original de João Victor Barroso. O BARCO é uma produção da Iluminura Filmes e foi gravado durante quatro semanas no cenário paradisíaco da Praia das Fontes, reunindo uma equipe técnica formada, em sua maioria, por profissionais cearenses. Saiba mais sobre a programação de cinema do Dragão do Mar: https://www.facebook.com/cinemadodragao/ ou https://www.instagram.com/cinemadodragao.

Theatro José de Alencar

Com 68 anos de carreira ininterrupta, a cantora e compositora cearense Marivalda Kariri comemora o Dia Nacional da Cultura, 5/11, com a live “Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte”.  Reconhecida por músicas como “Toco Cru Pegando Fogo” e “Mulher de Garimpeiro”, Marivalda sobe ao palco do Theatro José de Alencar às 19h. A apresentação será transmitida no Youtube da artista com retransmissão no canal do  Youtube do TJA (https://www.youtube.com/theatrojosedealencar).

Em formato de Talk Show, “Marivalda Kariri, a caminho dos 80 anos de vida e 68 de arte” tem direção do diretor de TV e teatro Augusto Abreu. Além do Grupo Kariri, a apresentação conta com as participações especiais dos renomados músicos: Adelson Viana, Mingo Araújo, Tarcísio Sardinha e Márcio Resende. A noite também será marcada por homenagens. A gestora cultural Maninha Morais, o radialista e comunicador Narcélio Limaverde, o Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba e o historiador Francisco Pinheiro serão os homenageados por Marivalda.

Porto Iracema das Artes

Como coreografar memórias? Como documentar dança com o próprio corpo? Como compor com a história a partir de afetos? Essas e outras questões molduram a instalação coreográfica “Biblioteca da Dança”, desenvolvida pelos artistas Jorge Alencar e Neto Machado. Eles serão os convidados da próxima edição do “Anatomia da Dança”, do Porto Iracema das Artes, onde farão uma análise sobre a ideia, os processos e os resultados finais do trabalho. A mediação será conduzida pela pesquisadora de Dança e Artes da Cena, Thereza Rocha. O debate acontecerá na próxima quinta-feira (5), às 15h e será transmitido pelo Youtube e Facebook do Porto Iracema. Mais informações: http://www.portoiracemadasartes.org.br/memoria-ficcao-e-coreografia-serao-debatidas-na-segunda-edicao-do-anatomia-da-danca/

Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz já celebrou no dia 1º de novembro o Dia Nacional da Cultura, mas continua com programação nada menos especial no dia 5/11, recebendo o Festival Anima Ceará, com programação online no canal do Youtube do equipamento  (https://bit.ly/SaoLuizNoYoutube). A programação da Semana do Audiovisual Cearense tem continuidade tanto no canal do Youtube do equipamento quanto no site do São Luiz (https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/semana-do-audiovisual-cearense). Neste dia 5/11 será exibido o filme “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton.

A programação presencial conta com a exibição, às 14h, do filme “Verlust”, dirigido por Esmir Filho. Às 17h é a vez do filme “O Barco”, lançamento do cearense Petrus Cariry. Os ingressos para os filmes custam R$10,00 e R$5,00 (meia entrada). Mais informações: https://www.cineteatrosaoluiz.com.br.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento regional da Secretaria da Cultura do Ceará, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, celebrando em 05/11, realiza mais exibições dos projetos selecionados na convocatória Arte em Rede – iniciativa que envolve cinco equipamentos da Secult. As apresentações vão ao ar no canal no YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo (https://www.youtube.com/c/CasadeSaberesCegoAderaldo) e em sua página Facebook (https://www.facebook.com/CasaDeSaberesCegoAderaldo). Na quinta-feira, dia 05/11, a partir das 19 horas, serão exibidos dois projetos: “Na Trilha da Crendice” – Uma “Trileitura” do espetáculo “Crendice de Quem me Disse” e “Bayo, as histórias que nunca te contaram”.

As cidades interioranas do Brasil, especialmente as da Região Nordeste, apresentam um conjunto fértil de elementos inspiradores no qual o projeto “Na trilha da Crendice” cria suas raízes. Os elementos que servem de base e foco para sua construção são as canções do folclore regional que remetem a inúmeras histórias populares, contadas através da música. O projeto se desenvolve a partir das rimas de repentes, de superstições populares que foram musicalizadas, do ritmo do maracatu, dos cordéis em forma de canções, enfim, dos mais variados ritmos e tipos de manifestações musicais do povo nordestino.

Nesta mesma sintonia, o projeto “Bayo, as histórias que nunca te contaram” é um breve recorte de histórias com experiências das artistas envolvidas no trabalho e que só tiveram conhecimento de tais histórias, na fase adulta. Sue objetivo é provocar um desmembramento e descolonização, a exemplo, da própria linguagem dialética, muitas vezes, africanas. “Bayo” é um nome feminino de origem Ioruba, que pertence ao idioma da família Níger-Congo, e é falado ao sul do Saara, na África. Como contribuição, a apresentação propõe um diálogo cênico de ensino-aprendizagem em formato de contação de história, com o intuito de criar uma diversidade cultural através de uma linguagem de acesso ao universo infantojuvenil, evidenciando uma possível proposição valorativa de empoderamento à população negra.
Centro Cultural Bom Jardim

O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim. A faixa de programação faz a indicação nesta quinta-feira, 5/11, do filme “Divergente”, baseado no primeiro livro da Trilogia Divergente, uma série de livros para jovens, envolvendo romance, ficção científica e aventura escrita por Veronica Roth. Mais informações sobre como acessar a programação: https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim.

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web

Voltado exclusivamente para o mercado da animação, game e web, o Anima Ceará tem o propósito de levar ao público e profissionais do ramo uma significativa mostra da produção desses setores no Brasil, visando a inter-relação entre os produtores e realizadores do país e a promoção de novos talentos na área. O evento acontece de 5 a 8 de novembro de 2020 no canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

18ª Feira da Música

De 05 a 08 de novembro, a 18ª edição da Feira da Música alcança sua primeira virtualização total da Feira e todas as experimentações advindas disso destaca a tecnologia como ferramenta social e valoriza o fator humano, sensível e acessível, como diferencial para realizar um mundo melhor e possível. Para receber toda essa programação que conta com Transmissões de Shows Ao Vivo, Mostra de Videoclipes, Rodas de Negócios, Oficinas e Painéis e Feira de Expositores, a Feira da Música acontece em um ambiente virtual e gamificado, onde o público escolhe seu avatar e passeia pelos cenários do evento que reúne mais de 190 videoclipes, mais 30 shows, 60 horas de conteúdo formativo e 70 convidados locais, nacionais e internacionais. A plataforma está prevista para ser lançada no dia de estréia da Feira (5/11) e os ingressos para participar da Feira da Música deste ano já podem ser adquiridos gratuitamente em https://www.sympla.com.br/18-feira-da-musica__1034066.