Escola de Gastronomia Social lança edital para cursos profissionalizantes

2 de agosto de 2019 - 13:56 # #

Inscrições para o processo seletivo dos cursos de Cozinha Básica, Confeitaria e Panificação poderão ser realizadas de 5 a 7 de agosto no site da Secult. No total, são 210 vagas

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco lança ao público, nesta sexta-feira, dia 2, o edital de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos em Cozinha Básica, Confeitaria e Panificação. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 5 a 7 de agosto no site www.secult.ce.gov.br. No total, são 210 vagas distribuídas entre os três cursos nos turnos manhã, tarde e noite.

Para participar da seleção, os interessados devem ter a partir de 18 anos completos no ato da matrícula; Ensino Fundamental Completo e disponibilidade por três meses, de segunda-feira a sexta-feira no turno escolhido, que pode ser das 8h30 às 12h; das 13h30 às 17h ou das 18h às 21h30. Após a inscrição no site, o processo seletivo será seguido de avaliação do perfil dos candidatos e entrevista presencial. A aulas terão início em setembro. Os selecionados são preferencialmente jovens entre 18 e 29 anos, egressos de escola pública.

Os cursos

O curso de Panificação forma o aluno para atuar na área de panificação em padarias, restaurantes hotéis e/ou outros estabelecimentos. Já Confeitaria foca na formação para o aluno atuar como confeiteiro, em padarias, restaurantes, confeitarias, pousadas, hotéis e/ou outros estabelecimentos. O curso de Cozinha Básica forma para o trabalho em cozinhas profissionais, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e/ou estabelecimentos.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações:  (85) 3248-8091.

Cursos Profissionalizantes 2019.2 – Cronograma – Processo seletivo

2 de agosto – Lançamento das normas do processo seletivo no site https://www.secult.ce.gov.br – CLIQUE AQUI:

5 a 7 de agosto – Período de inscrição para o processo seletivo  no site https://www.secult.ce.gov.br;

12 de agosto – Divulgação da primeira fase no site https://www.secult.ce.gov.br do resultado do processo seletivo e cronograma de datas e horários para a segunda fase – entrevista;

13 de agosto – Data para interposição de recursos;

14 de agosto – Resultado dos recursos de interposição no site www.secult.ce.org.br;

19 a 22 de agosto – Início das entrevistas presenciais na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco;

26 de agosto – Resultado do Processo Seletivo no site https://www.secult.ce.gov.br e www.gastronomiasocial.org.br

28 e 29 de agosto – Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

02 de setembro – Início das aulas.