Escola de Gastronomia oferta 120 vagas em cursos básicos gratuitos no mês de junho

5 de junho de 2019 - 13:58 # #

Inscrições para seis cursos nas áreas de cozinha, segurança alimentar e gestão acontecem nos dias 5 e 6 de junho no site da Escola e da Secult

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerida pelo Instituto Dragão do Mar realiza nos dias 5 e 6 de junho, as inscrições para 6 cursos básicos em Gastronomia, nas áreas de cozinha, segurança alimentar, eventos e gestão.

Entre os temas contemplados, Bolos Juninos, Elaboração de Manual de Boas Práticas e Fichas Técnicas: precificação e custos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Escola www.gastronomiasocial.org.br ou da Secult (www.secult.ce.gov.br) . No total, são 120 vagas e a seleção será por ordem de inscrição.

Os cursos, que são de curta duração, serão ministrados no decorrer do mês de junho. De acordo com Damaris Barros, coordenadora pedagógica da Escola de Gastronomia Social, os cursos são oportunidades para quem busca qualificação e crescimento profissional ou novas ideias para empreender na gastronomia.Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB, ressalta que os cursos básicos são oportunidades para que o público em geral tenha experiências na Escola, especialmente por serem mais rápidos.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço: Inscrições Cursos básicos

Dias 5 e 6 de junho (quarta e quinta) – Inscrições nos sites: http://gastronomiasocial.org.br/,www.secult.ce.gov.b ou instagram: https://instagram.com/escolagastronomiasocial/ – das 9h do dia 5 às 17h59 do dia 6. Será válida uma inscrição por pessoa.

FAÇA aqui sua inscrição: https://forms.gle/Ykd835JLsJEHXbPH7

Dia 7/06 – sexta-feira – Divulgação dos selecionados por ordem de inscrição e da lista de espera. Os inscritos selecionados e os que ficaram na lista de espera devem comparecer no primeiro dia do curso para o qual se inscreveram. Caso os inscritos não compareçam, as vagas remanescentes serão repassadas para quem está na lista de espera.

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091.

Cursos Básicos – Junho/2019

Bolos Juninos (12h) – Turma 1

Aprenda a preparar massas básicas da confeitaria, utilizando ingredientes tipicamente nordestino para elaboração de bolos regionais, bem como a aplicação dos princípios básicos de higiene e manipulação de alimentos.

Período: 11. a 13.06.2019 Horário: 8h30 às 12h

Bolos Juninos (12h) – Turma 2

Período: 11. a 13.06.2019 Horário: 13h30 às 17h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Fichas Técnicas: Preparação e Precificação (20h)

Aprenda neste curso como elaborar e preencher corretamente os modelos de ficha técnica de preparação e precificação. A padronização das receitas, a organização das preparações, o controle de custos e a definição do preço de venda são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

Pré-requisitos: A partir de 17 anos, Ensino Fundamental completo

Período: 17. a 24.06.2019 Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Técnicas dos Serviços de Garçom (40h)

Capacitar o aluno para executar técnicas de serviços de atendimentos em alimentos e bebidas de acordo com as regras de cada modalidade.

Período: 10. a 24.06.2019 Horário: 8h30 às 12h

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Engenharia de Cardápios (20h)

Aprenda as técnicas de montagem e elaboração de cardápios, desde o layout até as fichas técnicas de preparação e custo, otimizando o uso de ingredientes e sua lucratividade.

Pré-requisitos: A partir de 18 anos, Ensino Fundamental incompleto

Período: 10. a 14.06.2019 Horário: 18h às 21h30

Número de Vagas por turma: 20 vagas

Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos (20h)

Possibilita ao participante os conhecimentos sobre Programa de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente, utilizando técnicas de higiene pessoal, de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

Pré-requisitos: Profissionais que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Período: 10. a 14.06.2019 Horário: 18h às 21h30