Banco de Partituras da Secult disponibiliza 529 músicas

18 de junho de 2013 - 14:11

Foram adicionadas 129 músicas ao acervo de partituras da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que mantém na internet agora 529 partituras para download gratuito. Além de baixar a partitura, é possível ouvir a música escrita na pauta. As peças são direcionadas às bandas de músicas, com arranjos para flauta, clarinetes, saxofones (alto, tenor e barítono), trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão.

O acervo é administrado pelo Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (Sebam/CE), que promove a articulação e a troca de experiência entre as bandas de música existentes no Estado. Para acessar o banco, basta visitar o endereço. As partituras também estão disponíveis no Museu da Imagem e do Som do Ceará (Mis/CE).

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o banco disponibiliza um repertório básico dos principais estilos e ritmos da música brasileira – com xotes, baiões, marcha, valsas, sambas, frevo e etc. – abrangendo um vasto leque de compositores. O acervo também atende à demanda das bandas de músicas por um repertório temático, com músicas típicas dos festejos de Natal, Carnaval, Festa Junina, Dia das Crianças, Festa Pátria, entre outros do calendário temático, que começa em janeiro, com os reisados e termina em dezembro com o Natal.

Também é possível encontrar músicas de ícones da música popular brasileira, como Fagner, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Benito de Paula, Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Tom Jobim, e até do poeta cearense Patativa do Assaré, do argentino Carlos Gardel e de autores clássicos como Tchaikovsky.

Confira o Relatório Geral de Edição de Partituras