Festival Afrocearensidades chega a sua terceira semana com diversas manifestações culturais pelo Ceará

15 de novembro de 2023 - 18:02 # #


O Festival Afrocearensidades continua a celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará com uma programação intensa e diversificada. Em sua terceira semana, de quarta-feira (15) a domingo (19), destacam-se eventos que promovem a cultura afrobrasileira, incluindo apresentações artísticas, debates e manifestações culturais religiosas.

Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Oportunidades para vivenciar o Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará

Municípios cearenses celebram a espiritualidade de matrizes africanas. Nesta quarta-feira (16), o município de Poranga recebe o Festival Cultural de Povos Tradicionais e Comunidades de Terreiro, com festividades até às 21h da quinta-feira (17) na Associação Filantrópica Espírita de Umbanda Caboclo Tapyndaré. Já no município de Madalena, acontece a Festa dos Mestres e Encantados Pai Josimar de Tranca Rua e Mãe Aíla de Maria Padilha, a partir das 16h, na Associação Beneficente, Cultural e Religiosa Afro-Brasileira do Ceará.

Na quinta-feira (16), a partir das 9h, tem Literatura Expandida promovida pela Bece, com Poesia negra viva em circularidade: experiências poéticas da casa a mata do Quilombo, mediada por Vinicius Ferraz na Comunidade Quilombola, Serra do Evaristo, Baturité (CE). A Bece também recebe, em Fortaleza, o Lançamento do Livro “Caminhos Encantados” de Maria Toinha e Marcos Antônio, com mediação de Patrícia Adjokê e Rosilene Ayres.

O Centro Cultural do Cariri recebe nesta sexta-feira (17), no Ciclo de Debates, a Palestra de Abertura “Negro Tema, negro Vida” com a ProfªDrª Renata Felinto (NZINGA/URCA)
no Átrio.

Tem programação voltada às crianças quilombolas no Theatro José Alencar na sexta-feira (17), das 9h às 14h , com o Projeto “Visita Espetacular”, com o Instituto Teatro Público, no Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA). A partir das 16h acontece também a ação “Da História De São Francisco Segundo Dona Cremilda”, com Katiana Monteiro; seguido de Show “Encantarias do Maranhão”, da Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e Henrique Menezes (MA) e apresentação do Grupo de Capoeira Associação Zumbi de Capoeira. A noite encerra com o Lançamento do EP “Eu Mermo” de Eduardo Africano no Palco Principal do TJA.

No Centro Cultural Bom Jardim, o sábado (18) será recheado de atividades a partir das 14h, com o Festival “A Coisa tá Preta!”, contando com Encontro Povos de Terreiro, Feirinha, desfile de moda, discotecagem, show da Banda Balaio das Preta – do Axé ao Samba, encerrando com Charme 2000. No sábado e no domingo acontece, ainda, a Feira Negra no Dragão e Prêmio Pretas Potências do PretaHub, na Praça Verde e Minianfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Em Quixeramobim, tem Festival em Homenagem aos ancestrais da comunidade Tradicional de Matriz Africana Ilê Fayolá, no sábado (18) às 19h. Na Comunidade Quilombola Água Preta, em Tururu, será realizada a Festa da Consciência Negra – Nossa Identidade Importa, no domingo (19).

No domingo, a partir das 10h, tem exposição aberta à visitação na Pinacoteca do Ceará Bonitinho pra Chover “Encontrando Exus” e, a partir das 15h, Ação Formativa com Crianças: Uma História no Museu: Antonio Bandeira.

Confira mais ações pelo Ceará na programação completa – Clique aqui

Selo Festival Afrocearensidades

Para acompanhar as atividades, o público pode acessar a programação geral do evento que seguirá disponível nos links das bios dos perfis de Instagram da Seir e Secult e também identificar o Selo Afrocearensidades, desenvolvido para indicar os mais de 100 eventos que fazem parte dessa grande mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra.