Pontão Cultura Viva Ceará seleciona agentes culturais para atuação nas 14 macrorregiões do estado
4 de outubro de 2024 - 12:32 #Cultura Viva #edital #Pontão de Cultura #Pontos de Cultura
Pessoas candidatas devem ter entre 18 e 24 anos e atuação com Cultura Viva comunitária. Contratação tem duração de sete meses com ajuda de custo mensal de R$ 900
Espetáculo “Boi Itaitinga”, do Ponto de Cultura Acauã das Artes, realizado na 1ª Teia Cearense dos Pontos de Cultura Foto: Acervo
Até 7 de outubro, o Pontão Cultura Viva Ceará recebe inscrições para o edital “Agente Cultura Viva”. 10 agentes culturais, com idades entre 18 e 24 anos, serão selecionados para trabalhar nas 14 macrorregiões do Ceará. A carga-horária é de 20 horas semanais e cada participante receberá bolsa mensal de R$ 900 durante os sete meses do projeto.
A publicação do edital marca o lançamento do Pontão Cultura Viva Ceará, cujo objetivo é fortalecer o movimento Cultura Viva no estado e avançar as políticas nacional e estadual Cultura Viva. O anúncio aconteceu na última segunda-feira (30), durante evento realizado no Instituto Acauã de Cultura, localizado em Itaitinga (33km de Fortaleza).
Durante a atividade, a Secretaria da Cultura (Secult Ceará) foi representada pela Coordenadoria de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac), nas falas da coordenadora Dediane Souza e do Técnico em Cultura da Secult, Caio Cysne.
Representado pelo Instituto Acauã de Cultura, o Pontão Cultura Viva Ceará coordena as ações com colaboração de seu Comitê Gestor, composto por 14 Pontos de Cultura do movimento Cultura Viva no Ceará. As inscrições podem ser efetivadas pelo link.
“O Pontão Cultura Viva Ceará promoverá o mapeamento, diagnóstico, formação, mobilização e também a seleção dos jovens que farão parte dos ‘Agentes Cultura Viva’. Estas ações fazem parte do movimento em rede cearense Cultura Viva”, detalhou o coordenador do Pontão Cultura Viva Ceará, Luciano Bento.
Previsto na Lei Cultura Viva, o Pontão de Cultura é um Ponto de Cultura legalmente constituído que se propõe a articular, fomentar e realizar ações em rede para fortalecer o movimento e a política pública Cultura Viva.
“Os Pontões de Cultura também dialogam dentro do debate central que é a cidadania cultural, garantia e defesa da cidadania, diversidade e acessibilidade no campo da cultura. Hoje, estamos aqui para reforçar que a Secretaria da Cultura é um parceiro estratégico nessa construção coletiva”, compartilhou a coordenadora de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural (Codac), Dediane Souza.
Aprimorar a Cultura Viva no Ceará
10 agentes serão selecionados para trabalhar nas 14 macrorregiões cearenses. O objetivo é fortalecer a rede de pontos de cultura que atuam no Ceará, a partir do mapeamento, catalogação, diagnóstico, comunicação, articulação e produção de atividades formativas entre as organizações que atuam nestes territórios.
Um compromisso que visa ocupar o espaço de diálogo e registrar quais pautas destas populações estão sendo atendidas ou continuam invisibilizadas. “Compreendemos a importância da juventude nesse processo, nessa produção artística, na integração cultural, como também no ativismo político e artístico”, conta a integrante do Conselho Gestor do Pontão Cultura Viva e da Rede Cearense Cultura Viva, Mirna Carla.
Apresentação do Ponto de Cultura Via de Paz, de Jaguaretama Foto: acervo
Segundo a representante, a Secretaria da Cultura possui relevante papel na construção da Cultura Viva. “A Secult Ceará tem sido uma importante parceira ao dialogar e também discutir os entendimentos sobre essa política. Há uma gestão compartilhada e um mecanismo de trabalho contínuo de atendimento e entendimento da política, pautadas a partir desse movimento. Há um diálogo frequente entre grupo de trabalho, gestão e a comissão da Cultura Viva”, avalia.
O que é a Cultura Viva?
A “Cultura Viva” é um movimento coletivo de organizações que atuam com política de base e cultura comunitária. Sua missão é promover a pluralidade cultural, proteção e afirmação de populações e expressões espalhadas por territórios vulnerabilizados socialmente.
Em 2024, a Cultura Viva completa exatos 20 anos de existência. Nasceu como o “Programa de Cultura, Educação e Cidadania”. A partir da Lei n.º 13.018, de 22/07/2014, foi institucionalizada como política de Estado, ganhando a denominação “Política Nacional de Cultura Viva (PNCV)”. Hoje, trata-se da política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Atualmente, o movimento da Cultura Viva no Ceará é formado por centenas de entidades e coletivos reconhecidos como “Pontos de Cultura”. A qualificação enquanto “Ponto” se dá por meio do processo de certificação estadual e federal. As ações realizadas reforçam o comprometimento com o fortalecimento da Política Cultura Viva em chão cearense.
O Pontão Cultura Viva Ceará desenvolverá seus trabalhos com Pontos de Cultura que já compõem os cadastros estadual e nacional Cultura Viva, bem como, outros coletivos e entidades que possuam sinergia com os princípios e objetivos do movimento e da Política nacional e estadual Cultura Viva.
Serviço:
Edital “Agente Cultura Viva”, do Pontão Cultura Viva Ceará. Inscrições até 7/10 pelo link