Festival Afrocearensidades segue com ampla programação pelo Ceará em celebração ao mês da Consciência Negra

9 de novembro de 2023 - 11:02 #

Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará marcam a primeira edição do Festival Afrocearensidades, em celebração ao mês da Consciência Negra. Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras como a Universidade Federal do Ceará. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Confira os destaques desta semana:
Nesta quinta-feira (9), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, participou da mesa de debate: “Incluir para educar, educar para incluir”, junto com a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, e o ativista social Preto Zezé, conselheiro da Central Única das Favelas (Cufa). A conferência faz parte do Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), e foi realizada no auditório do Centro de Ciências da UFC.

Liniker / Foto: Caroline Lima

Com a música em pauta, o paulista Jota.Pê apresenta um show que vai de Jorge Ben a Djavan, passando por Chico Science nesta quinta-feira (9) às 20h no Theatro José de Alencar. Os ingressos estão disponíveis na Sympla Bileto do TJA. Na sexta-feira (10), o cearense Eduardo Africano apresenta seu pocket show “Eu Mermo”, às 17h, de forma gratuita no Centro Dragão do Mar. Seguindo no mesmo dia, também no Dragão, Liniker chega pela Praça Verde às 19h30 com sua turnê “Indigo Borboleta Anil”. Os ingressos estão no terceiro lote e podem ser conferidos na loja virtual Ingresso Digital e nas lojas Elabore.

Oportunizando diálogos e reflexões, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho convida para a palestra “Religiões de matrizes africanas no Ceará” com o doutorando em Sociologia, antropólogo e artista visual, Jean dos Anjos, o mesmo que assina a exposição “Festa, Baia, Gira, Cura” que segue em exposição gratuita no Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar. A palestra acontece na tarde desta sexta-feira (10) às 14h, é gratuita, livre e aberta ao público.

Pelo Ceará adentro

O Festival Afrocearensidades segue com programação em outras regiões do Estado, no Cariri, por exemplo, nesta sexta-feira (10), às 14h, terá a celebração do “EducaErê”. A atividade contempla momentos de contação de histórias com Alan Cordeiro e programação infantil no Centro Cultural do Cariri. O acesso é gratuito.

Na semana dos dias 13 a 19 de novembro, a programação segue também pelos municípios de Camocim, Pacoti, Poranga, Madalena, Baturité, São Gonçalo do Amarante, Tururu, Crato e distrito de Belmonte. As ações trazem momentos formativos como a palestra “A luta antirracista dentro das instituições”, na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim; Formação sobre Igualdade Racial para o secretariado e funcionários que trabalham com a população negra na Prefeitura Municipal de Pacoti e também em escolas.

A cultura negra é celebrada também em encontros como Roda de conversa e show com cantoras negras do Cariri, na Vila da Música; além do Festival Cultural de Povos Tradicionais e Comunidades de Terreiro de Poranga; Festa dos Mestres e Encantados, no município de Madalena; apresentação e mediação de leitura realizada por Vinicius Ferraz na Comunidade Quilombola, na Serra do Evaristo, em Baturité.

Selo Festival Afrocearensidades

Para acompanhar as atividades, o público pode acessar a programação geral do evento que seguirá disponível nos links das bios dos perfis de Instagram da Seir e Secult e também identificar o Selo Afrocearensidades, desenvolvido para indicar os mais de 100 eventos que fazem parte dessa grande mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra.

Confira a programação completaClique aqui