Escola Profissionalizante de Aquiraz recebe visita mediada promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço no mês de junho

31 de maio de 2023 - 16:34

A atividade é gratuita e livre para estudantes da rede pública de ensino do Ceará.

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove visita mediada na Escola Profissionalizante Professora Alda Façanha, na cidade de Aquiraz, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Ceará, no mês de junho.

As visitas mediadas têm por objetivo apresentar a história do Sobrado Dr. José Lourenço para estudantes e professores/as, abrangendo a sua edificação e a relação do espaço com o Centro da capital. Além de debater sobre a transformação do Sobrado em equipamento cultural do Estado do Ceará que busca fomentar o patrimônio, artes e os/as artistas cearenses.

Até o mês de maio já aconteceram 06 (seis) visitas mediadas nas escolas da rede pública estadual, sendo elas, escolas de Ensino Fundamental e Médio e as escolas em Tempo Integral. Em junho, acontece a visita mediada na primeira escola em outra cidade do Estado e com o modelo de ensino profissionalizante.

As visitas ainda ocorrerão na EEMTI Senador Osires Pontes, EEEP Paulo VI e EEFM José Waldemar de Alcântara e Silva. Até o final do ano, ocorrerão 25 (vinte e cinco) visitas, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), através da Célula de Coordenadoria de Protagonismo Estudantil – COPES.

A coordenadora de Ação Educativa do Sobrado Dr. José Lourenço, Natália Maranhão, acredita que as visitas têm proporcionado um momento de troca sobre equipamento cultural, seus usos e sua importância para a história cearense, bem como, o motivo de seu tombamento e preservação.

“Estamos apresentando a história do Sobrado para cada escola visitada, formulando reflexões sobre o significado de patrimônio e memória a partir dos conceitos e vivências trazidos pelos estudantes”, finaliza a coordenadora.

Projeto Percursos

A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Visita Mediada

Faixa etária: Livre

Gratuito

Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org