Com apoio da Secult Ceará, 27º Encontro dos Profetas da Chuva acontece de 31 de maio a 02 de junho

23 de maio de 2023 - 11:44

O 27º Encontro dos Profetas da Chuva promove de 31 de maio a 02 de junho a sua programação cultural de encerramento desta edição reunindo em Quixadá as artes visuais, a música e a literatura numa grande celebração à temporada de chuvas e colheita no sertão central.

A programação é uma ação continuada que visa fortalecer o Encontro dos Profetas, como um dos mais importantes instrumentos de manutenção dos conhecimentos tradicionais passados de geração em geração. Buscando desta forma reverenciar a memória nativa do sertão, fruto desta interação do homem sertanejo com seu meio ambiente.

De acordo com Clébio Viriato Ribeiro, secretário da cultura de Quixadá e Coordenador Geral do Encontro, este evento reverencia a importância da água para o homem do campo e em especial, reverência os prognósticos apresentados pelos 30 profetas no Encontro oficial ocorrido em janeiro deste ano. “A natureza é o principal instrumento de observação destes homens e mulheres. E no município eles são os detentores deste conhecimento, mantendo viva uma tradição milenar onde a natureza dialoga com o homem de maneira simples e objetiva”, pontua.

A programação será aberta oficialmente no dia 31 de maio (quarta) às 19hs na Casa de Saberes Cego Aderaldo, com apresentação instrumental do Grupo Duo Finlândia, seguida da exibição do filme “Os Profetas da Chuva”, do diretor Marcos Moura. No dia 01 de junho (quinta) a programação tem início às 17hs com uma Mesa Redonda reunindo Escritores e Organizadores de Livros sobre Os Profetas da Chuva: Carla Patrícia (FOR) – Helder Cortez; (FOR) – Renzo Thaddei (SP); Silvia Leite (FOR) – Hadir Rocha (Tauá) e às 20hs serão exibidos os filmes “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso e “Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Já no dia 02 de junho (sexta) acontece a partir das 10h no Auditório do CDL de Quixadá,, o seminário “O Semiárido e a Cultura dos Profetas da Chuva” que contará com a participação de Paulo José Gomes Ferreira (SOHIDRA) – Annaulhya Patrícia Silveira Chaves (Escritório CAGECE Quixadá) – Helder Cortez (Idealizador do Encontros dos Profetas da Chuva). José Alves (Diretor Geral IFCE – Campus Tauá).

E às 19h na Fundação Cultural de Quixadá, acontece a solenidade de abertura da exposição “AQUA – Uma cartografia de afetos e deslocamentos” com as presenças de Kennedy Saldanha (curador) e Narcélio Grud (artista visual e criador do projeto expográfico). Já às 20h na Praça da Cultura Gladson Martins, acontece o show Encanta Quixadá, reunindo os violeiros e repentistas, Antônio Limeira e João de Oliveira, Guilherme Calixto e Cícero Cosme, Chagas Bezerra e Rozaneto, Valdir de Lima e Zé Vicente, Rouxinol da Paraíba e Chico Bala) e em seguida Azarias e Banda (Quixeramobim) sobe ao palco para encerrar oficialmente a programação do XXVII Encontro dos Profetas.

O evento contará com a participação de intérpretes de libras, programação acessível em braille e a Exposição AQUA contará com visitas medidas mediante agendamento prévio nas redes sociais do evento.

Profetas da Chuva

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.

A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre, desde 1997, o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central, o evento acontece a cada segundo sábado de janeiro. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde são realizadas reuniões de profetas desde 2004.

XXVII ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA

Apresentado pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 27º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Ministério da Cultura e Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Patrocínio da Dakota. Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria da Cultural / Fundação Cultural, IFCE – Campus Quixadá, Sistema Fecomércio, Cagece, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Contatos:

Clébio Viriato Ribeiro – Secretário de Cultura de Quixadá – (85) 98896.2778

Kennedy Saldanha – Assessoria de Comunicação (85) 99965-0260

Serviço: Programação Cultural do XXVII Encontro dos Profetas da Chuva

De 31 de Maio a 02 de Junho de 2023

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo, Fundação Cultural e Praça da Cultura Gladson Martins, Quixadá.

27° ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA

Programação Artística Cultural

31/05 (Quarta-feira)

18h

Abertura com apresentação Instrumental Grupo Duo Finlandia* (BRASIL/ARGENTINA)

20h

Mostra de Cinema

Exibição do Filme “Os Profetas da Chuva”, de Marcos Moura.

Presença: Diretor Marcos Moura

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

01/06 (Quinta-feira)

17h

Mesa Redonda com Escritores e Organizadores de Livros sobre Os Profetas da Chuva

Presenças: Carla Patricia (FOR) – Helder Cortez; (FOR) – Renzo Thaddei (SP); Silvia Leite (FOR) – Hadir Rocha (Tauá)

20h

Mostra de Cinema

Exibição dos Filmes “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso e Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

02/06 (Sexta-feira)

10h

Seminário “O Semiárido e a Cultura dos Profetas da Chuva”

Presenças: Paulo José Gomes Ferreira (SOHIDRA) – Annaulhya Patrícia Silveira Chaves (Escritório CAGECE Quixadá) – Helder Cortez (Idealizador do Encontros dos Profetas da Chuva). José Alves (Diretor Geral IFCE – Campus Tauá).

Local: CDL – Quixadá

19h

Abertura Exposição AQUA – Uma cartografia de afetos e deslocamentos

Presenças: Kennedy Saldanha (Curador) e Narcélio Grud (Artista Visual)

Local: Pátio do Teatrinho de Bolso da Fundação Cultural

20h

Show Encanta

Encerramento do Evento com Homenagens

Apresentação de Violeiros e Repentistas (Antônio limeira e João de Oliveira, Guilherme Calixto e Cícero Cosme, Chagas Bezerra e Rozaneto, Valdir de Lima e Zé Vicente, Rouxinol da Paraíba e Chico Bala) e encerramento com a Banda Fervilhando(Sobral)

Local: Praça da Cultura Gladson Martins

GRUPO DUO FINLÂNDIA

DUO FINLÂNDIA é um projeto musical criado em 2010 pelo acordeonista e pianista Mauricio Candussi (Argentina) e o violoncelista Raphael Evangelista (Brasil). Desde a música lounge e instrumental, eles evoluíram até uma fusão de ritmos e sonoridades da América do Sul, folk, eletrônica e jazz, utilizando acordeon, violoncelo, teclado e sons eletrônicos.

O duo já recebeu várias recompensas musicais no Brasil, dentre eles o de Melhor grupo instrumental/Prêmio Hangar, Top 10 dos Melhores artistas 2015/Prêmio Showlivre, Top 20 dos Melhores Álbuns 2015/Prêmio Embrulhador. Depois de 7 anos de existência, 5 álbuns (Nandhara, Extensión, Carnavales, Dale e Mundo Rural), shows em mais de 17 países na América do Sul e Europa, entre eles grandes festivais internacionais como o Festival du Bout du Monde (França), World Music Panamá (Panamá) et Rec Beat (Brasil), teatros e espaços culturais como circuito Sesc Rio Grande do Sul, em duas edições do Jurerê Jazz Festival (Florianópolis). DUO FINLÂNDIA vai lançar o sexto álbum da sua carreira: MIGRANTES (lançamento primeiro semestre 2018).

Os dois músicos pegaram suas influências pessoais, os ritmos tradicionais de Brasil e Argentina com que cresceram escutando. Evangelista adentrou-se no Forró e Afoxé nordestino, Bossa Nova e Congada do Centro do Brasil. Do outro lado da fronteira, Candussi interiorizou a Milonga Campera, a Zamba, o Tango e outros ambientes musicais típicos da Argentina. Apesar de suas profundas raízes na cultura popular e tradicional, os dois músicos cresceram em grandes cidades, aumentando a bagagem cultural com mais influências musicais contemporâneas como jazz e eletrônico.

MOSTRA DE FILMES

FILME “PROFETAS DA CHUVA” – Direção Marcos Moura

Na cidade de Quixadá, realiza-se a cada início de ano um encontro de profetas populares que, baseado em rituais de observação da natureza, dão prognósticos sobre a ocorrência ou não de chuvas. Cientistas, jornalistas e comerciantes da região aguardam com expectativa o resultado do encontro.

MARCUS MOURA

Diretor, Roteirista e Produtor de Cinema e TV formado na Escola Internacional de Cinema e TV – EICTV. É professor da Casa Amarela Eusélio Oliveira desde 1991. Ministrou aulas no Instituto Dragão do Mar e na EICTV, onde coordenou a cátedra de direção. Realizou os longa metragens “O Último Rastro” e “Iremos a Beirute”; os médias metragens documentários “Os Profetas da Chuva”, “No Rastro” e “O Desmanchar das Horas” (em finalização); os curtas metragens “O Amor Não Acaba as 15:30”, “O Rascunho”, “El Pudor”, “Óxido Sobre Poliester”, “Ouso Insinuar” e “Pandeiros e Emboladas”.

FILME “PROFETAS DA CHUVA E DA ESPERANÇA” –Direção Marcia Paraiso

Desde o princípio do Homem, se busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No mundo contemporâneo, essa capacidade se perdeu. No sertão do Ceará, homens conhecidos como Profetas da Chuva traduzem previsões em esperança.

MARCIA PARAISO

Formada em Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e possui mestrado em Comunicação, Imagem e Informação também pela UFF.

Trabalha com Audiovisual desde 1993, tendo atuado em várias frentes. Sócia da produtora Plural Filmes – com sede no Rio de Janeiro e em Florianópolis, dirigiu documentários para a RBS TV e TV Brasil, e trabalhou como professora no curso de cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

FILME “OS PROFETAS DA CHUVA” –Direção Vitor Grilo

O documentário trata de homens e mulheres do sertão central cearense, que fazem experimentos e observações de fenômenos naturais para prever a chuva. Eles são conhecidos por profetas da chuva. Esta produção faz parte do projeto “Os Profetas”, que, ao lado do livro “Os Profetas – pelo observador da natureza e o desejo de chover”, compõe um conjunto de narrativas e registro documental sobre os profetas da chuva.

VITOR GRILO

Artista digital, Graphic designer, Videomaker e Pixador.

EXPOSIÇÃO

“AQUA – uma cartografia de afetos e deslocamento”, é uma exposição de caráter temporário que faz um recorte conceitual nas relações de afeto na contemporaneidade. A exposição nasceu com o objetivo de fortalecer as relações de afeto em deslocamento tendo água como um instrumento de conexão para além das fronteiras. O projeto promove um diálogo imersivo com as águas do planeta terra e a sabedoria encantada dos Profetas da Chuva, que lêem a natureza do céu sagrado em busca de chuva. Onde a observação é sua raiz de inspiração e a água, o principal alimento para o homem do sertão. E para dar corpo a este processo, vinte e um amigos, co-autores em viagem de férias / trabalho, realizaram coleta em 15 países (ìndia, Estados Unidos, Turquia, Argentina, Suíça (Francesa e Alemã), França, Canadá, Portugal, Itália, Chile, Peru, Indonésia, Inglaterra, Tchecoslováquia, Venezuela) e 04 estados brasileiros (Manaus, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás), águas de rios, lagos, cachoeiras, fontes naturais e no oceano pacifico. As águas expostas estão integradas a um conjunto de fotografias dos rios, dados geográficos da região de coleta e elementos sagrados da tradição popular, inseridos numa ambientação sonora que remete o som corrente das águas em ambiente natural, como um poema de amor ao planeta terra. Criação e curadoria de Kennedy Saldanha. O projeto expográfico e montagem é de Narcélio Grud.

AZANIAS E BANDA

Azanias Henrique é cantor ,compositor e membro da AQUILETRAS – Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes. Acumula uma experiência de 35 anos de carreira e participação em vários eventos musicais como o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas e como cantor convidado para abertura dos shows de Fagner, Belchior , Fausto Nilo, dentre outros.