Circula Ceará tem encerramento em Camocim, com a presença da Secult CE e Funarte

23 de maio de 2023 - 10:15 # #

Texto: Ascom Secult | Foto: divulgação

A programação acontece de 22 a 27 de maio, com solenidade de encerramento marcada para o último dia, às 19h, na Praça do Amor, que contará com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella.  Camocim é a 15ª cidade a receber ações do projeto da Secult Ceará realizado em parceria com a Funarte, que promove diversas ações e a circulação de artistas e grupos cearenses. Imagem: cantora Simone Sousa, que apresenta o show “Mar do Meu Amar”, no sábado (27), no encerramento do Circula Ceará

Depois de passar por 14 municípios cearenses em diversas regiões do Estado, o  projeto Circula Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao fim, com uma programação diversa e gratuita em Camocim. Entre os dias 22 e 27 de maio, a cidade será palco para diversas ações do Circula Ceará, incluindo a solenidade de encerramento no último dia, às 19h, na Praça do Amor, que contará com a presença da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella. Por mais uma edição, o Circula Ceará promoverá espetáculos de diversas linguagens artísticas, ações formativas e institucionais. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram @circulace e @secultceara e pelo site www.secult.ce.gov.br.

Promovendo uma programação cultural que acontece em equipamentos culturais e espaços públicos dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará tem levado ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará.

As ações do projeto nos municípios tiveram início em 2021. Por meio de chamamento público, a Secult Ceará selecionou artistas e grupos de todo o Estado para realizar a circulação. Ao todo, o projeto contemplou apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses.

 “A primeira edição do Circula Ceará finaliza agora nesse final de semana na cidade de Camocim. O Circula Ceará circulou pelas 14 regiões do estado do Ceará, contemplando diretamente 15 municípios, de todas as regiões do Estado, envolvendo mais de 140 artistas e grupos cearenses. Foram 1300 profissionais trabalhando de forma direta na operacionalização das 15 edições do Circula Ceará, e nós tivemos um público de mais de 25 mil pessoas. O Circula Ceará prova a sua importância na ativação, na mobilização e na possibilidade de que a cultura e a arte cearense sejam valorizadas, conhecidas e reconhecidas em todo o nosso território. Com muita satisfação, agradecemos muito a Funarte pela parceria e já estamos em diálogo sobre a possibilidade de termos novamente o apoio da Funarte para uma segunda edição do Circula Ceará. Sem dúvida, é um programa que precisa ser transformado em política pública porque ele responde a uma das grandes demandas da classe artística cearense, que é a circulação. Então é com muita alegria que a gente anuncia a finalização desse primeiro ciclo, com a perspectiva e o planejamento de seguirmos fomentando e financiando ações e projetos de circulação cultural”, explica Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará. 

Programação em Camocim 

O Circula Ceará possibilita a cada edição o debate sobre políticas culturais, muita fruição artística, e dá continuidade às ações de difusão cultural em nosso Estado. A abertura oficial ocorre na quarta-feira (24), às 18h30, na Câmara Municipal de Camocim, com as apresentações da Banda Municipal Lira, do Mestre Luiz Jovino Nascimento, do Boi Brilho da Noite, de Inácio Santos com sua literatura de cordel, além de apresentações culturais da cidade, incluindo performance junina. 

As ações institucionais da Secult Ceará já têm início na segunda-feira (22), com visitas técnicas aos Pontos de Cultura na região. Também acontecem a oficina de “Organização e Dinamização de acervo em Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Escolares”, com  orientação na execução do software Biblivre; a Conversa Circula tratá temas diversos passando pela novidade da Lei Paulo Gustavo, pelo tema da acessibilidade atitudinal, do Mapa Cultural do Ceará, até o tema do patrimônio cultural material e imaterial, com ênfase em preservação e salvaguarda. Acontecem ainda o Encontro Regional de Regentes de Bandas (SEBAM) e as visitas técnicas de acompanhamento e monitoramento das ações de contrapartida dos contemplados no edital “Toda Banda de Música é Uma Escola”, durante a agenda institucional da Secretaria. 

A programação cultural é composta pela intervenção urbana “Saudade Poderia Ser o Nome de Todas Elas”, de Charles Lessa, no muro da Fábrica de Gelo; e pelas exposições “Fotos-Sínteses – Recado para o Mundo que Vem”, de Galba Nogueira, e “Para meu pai, memórias contra o esquecimento”, de Marieta Rios, ambas na Estação Ferroviária. Também acontecem espetáculos teatrais, ensaios abertos, shows musicais como o da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, com Maestro Hélio Bezerra e o da Simone Sousa, e espetáculo de cultura popular Boi Paz no Mundo, além de muito mais.

Já a programação formativa, que começa na segunda-feira (22/5), contará com  a oficina de teatro “CorPoeira”, com Edceu Barboza e Sâmia Ramare; as oficinas de acessibilidade “A Escuta do Movimento”, com Milza Gama e “Libras e Acessibilidade”, com Paulo Vitor Vilela; as oficinas de fotografia “Cianotipia’, com Marieta Rios, e “Imagem e Natureza: Paisagem Programada. Tempos Urgentes”, com Galba Nogueira; a oficina de circo “Palhaçaria e Potência de Vida”, com Alysson Lemos do Grupo as 10 Graças de Palhaçaria; as oficinas de teatro “Ator/atriz Narrador – Oralidades Possíveis”, com Edivaldo Batista, e “O Corpo que Fala”, com Adelmir Martins, Carla Morais e Betânia Lopes; e as oficinas de Música “Brincante Cariri Afrocabaçal”, com Jean Alex, e “Dando Corpo à Voz: uma proposta de canto em grupo”, com Simone Sousa.

>> Confira programação completa do Circula Ceará em Camocim

Sujeita a alteração

Sobre o Circula Ceará

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio, nesta edição, da Prefeitura Municipal de Camocim, com a parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Em Camocim, o Circula conta também com o apoio das equipes do Núcleo de Arte, Educação e Cultura (NAEC) Maestro Antônio Basílio, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), da Casa do Groove, da Secretaria de Cultura e Turismo de Camocim, Câmara Municipal de Camocim, e do IFCE – Campus Camocim.