Secult realiza primeira ação interna de Planejamento Estratégico para a elaboração do PPA, Plano de Gestão e atualização do PEC

17 de maio de 2023 - 20:39 #

Texto: Paula Candice - Assessoria de Comunicação Secult | Fotos: Salvino Lobo - Assessoria de Comunicação Secult

A atividade mobiliza coordenadores, gestores, diretores de equipamentos, representantes das OSs, e, em seguida, contará com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da cultura, bem como da sociedade civil.

O ano de 2023, em todas as áreas do Governo do Estado, é voltado para a definição de diretrizes, objetivos e metas, e para a implementação de programas e políticas públicas que serão realizados nos próximos quatro anos de gestão do Governo, a partir de suas setoriais. Neste sentido, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) iniciou, nesta quarta-feira (17), um processo de mobilização com coordenadores, gestores, diretores de equipamentos e representantes das Organizações Sociais parceiras para que eles trabalhem com suas equipes tendo como foco a construção do Planejamento Estratégico da Secult, que contará com a contribuição de todas, todes e todos os(as) Trabalhadores(as) da Cultura.

O encontro durou o dia todo, dividido em dois momentos. Pela manhã, houve a apresentação da metodologia a ser utilizada para a construção do planejamento. À tarde, foi realizada a discussão sobre a atualização da missão e da visão da Secult Ceará. Em um próximo momento, será discutida também a atualização dos valores da Secretaria. Com essas definições, a discussão do planejamento propriamente dito será iniciada, com a realização de encontros e escutas com as equipes e os setores da Secult Ceará, os institutos parceiros e a sociedade civil, momentos que serão a base do planejamento a ser construído. Ao longo do ano, todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura irão participar da construção do planejamento estratégico, em ações realizadas nas mais diversas áreas, que terão como objetivo a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, a atualização do Plano Estadual da Cultura e a construção do Plano de Gestão da Secult Ceará.

Metodologia

Para este primeiro momento, que era de apresentação da metodologia, participaram coordenadores e orientadores de células, gestores, diretores de equipamentos e representantes das OSs, que irão multiplicar este momento em suas equipes, destacando a importância de se planejar. “O planejamento como um todo ocorrerá até o final do ano, trazendo atividades de escuta em todas as coordenadorias, pois a nossa proposta de planejamento estratégico não é só a construção do PPA, mas também do Plano de Gestão da Secult e a atualização do Plano Estadual da Cultura, que será analisado tanto pelo que foi realizado quanto pelo que falta, o que precisa ser melhorado. Todas estas ações serão realizadas de forma participativa, com a parceria do Laboratório Felicilab, que trará um suporte para a Codip (Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento) na execução das metodologias”, explica Patrícia Maria Apolônio, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secult Ceará, dando início ao evento. A coordenadora complementa: “Dentre as metodologias, destaca-se a ‘Árvore de Problemas’, que será desenvolvida a partir de uma escuta realizada em todas as áreas, ou seja, com a participação, a escuta, e a fala de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura”, pontuou.

Políticas Culturais

Com o tema “Que Políticas Culturais você quer para os próximos quatro anos?”, a abertura da atividade contou com a presença da secretária da Cultura, Luisa Cela, da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura, Gecíola Fonseca, do secretário executivo da Cultura, Rafael Felismino, do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, a OS que gere, entre outros equipamentos da Cultura do Ceará, a Pinacoteca do Estado, local que sediou o primeiro dia de atividades, a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, além de coordenadores, gestores, e diretores dos equipamentos que compõem a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).

“Agradeço desde já o escritório de monitoramento, o Cientista Chefe da Cultura, a Pinacoteca, as assessorias presentes, as coordenações e os servidores, que estarão juntos neste exercício de atualizar, construir, pensar no processo, na visão, missão, valores, entregas, e que recebem também o convite de atualizar o Plano Estadual de Cultura e o Plano Nacional de Cultura, este último com data de uma conferência nacional a ser divulgada em breve pelo Ministério da Cultura (MinC)”, destacou Luisa.

A secretária acrescentou que aqui no Ceará estamos também na elaboração do PPA. “Buscaremos integrar o plano de ação da Secult sempre conectando ao que representa no PPA. Nós três secretários valorizamos muito o processo de planejamento. Queremos fazer um processo pactuado com as equipes e times da Secult, dos Institutos, envolvendo todas as pessoas num pensamento sobre a política de cultura do Estado. Este diálogo será uma marca nossa para definir direções, estratégias de monitoramento e acompanhamento. Os gestores, portanto, terão um papel forte de liderança. Temos o compromisso com o projeto político do nosso governador, com a construção de nosso estado, para tanto iremos reverberar o pensamento e planejamento que estamos pautando hoje para a Cultura em todo o estado”, ressaltou a Secretária Luisa Cela.

“Temos muito trabalho pela frente e dependemos deste time de trabalhadores e trabalhadoras da Cultura sempre alinhados, participando do planejamento e realizando as políticas públicas com a gente, tendo como base o que está sendo planejado e os marcadores que serão definidos”, destacou a secretária Luisa Cela.

Ao longo do processo de planejamento serão realizadas oficinas, reuniões de escuta, plenárias para consulta e avaliação das ações já realizadas, bem como para receber sugestões de como aperfeiçoar as políticas culturais para os próximos quatro anos. Em breve serão divulgadas as datas dos próximos encontros, que vão contar com equipes de todas as áreas da Secult Ceará, além de escutas com a sociedade civil. Juntes trabalhamos melhor pelo fortalecimento da Cultura Cearense!