Fausto Nilo foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta sexta (12)

12 de maio de 2023 - 22:21

 

Em sessão solene, o artista recebeu a Medalha Humberto Teixeira, com a presença de músicos, artistas e autoridades. (Fotos: Felipe Abud/Secult CE)

 

Momento de celebrar a arte, a música e a poesia cearense na Assembleia Legislativa do Ceará. O compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo recebeu, nesta sexta-feira (12), a Medalha Humberto Teixeira, em sessão solene no Plenário 13 de Maio. Estiveram presentes músicos, artistas, autoridades, a família do artista cearense e a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, representando o governador Elmano de Freitas. Fausto Nilo completou 79 anos no último dia 5 de abril. A homenagem faz referência à trajetória do compositor na música popular brasileira (MPB).

“Essa iniciativa da medalha tanto reconhece o próprio Humberto Teixeira, como é uma forma de destacar e valorizar os compositores, músicos e letristas cearenses, o que é muito importante. O governador pediu para parabenizar Fausto pelo recebimento da medalha. A homenagem é muito merecida pela contribuição do artista na música cearense”, destacou, na ocasião a secretária Luisa Cela. 

 

A entrega da Medalha Humberto Teixeira ao compositor cearense  atendeu ao requerimento do deputado Renato Roseno (Psol). O parlamentar comparou Fausto Nilo a um trovador, trazendo a poética do compositor em sua fala. “A trova e o trovador são fundamentais na composição do nosso imaginário coletivo. O Ceará é uma terra de trovadores. A trova de Fausto Nilo toca o que é de mais sensível na nossa vida”, ressaltou.

O homenageado da noite agradeceu aos presentes, contando histórias de sua vida. Com sensibilidade, Fausto falou sobre a alegria de compor para todos. “Quando vejo uma pessoa simples cantando (minhas músicas) isso me emociona. O povo brasileiro entende de poesia e testei muito isso. Faço e sou feito a cada vez que faço uma música”, pontuou. Os músicos Juruviara, Freitas Filho, David Simplicio, Theresa Rachel, Roberta Fiuza e Calé Alencar interpretaram músicas de Fausto, deixando a homenagem mais emocionante. 

Estiveram também presentes o assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno; o promotor de justiça Alfredo Ricardo Holanda Machado; a defensora pública Flávia Maria de Andrade Lima; o vereador Júlio Brizzi, representando a Câmara Municipal de Fortaleza; o arquiteto e professor Romeu Duarte, representando departamento de arquitetura e urbanismo da UFC; o arquiteto Jefferson John Lima representando o Instituto de Arquitetos do Brasil; e a diretora presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha. 

 

Sobre o compositor

Nascido em Quixeramobim, no sertão do Ceará, o compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo Costa Júnior, ou simplesmente Fausto Nilo, é considerado até hoje, ao lado de Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Vítor Martins, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos, Vinicius de Moraes, Chico Buarque de Holanda e Noel Rosa, um dos compositores mais produtivos da MPB de todos os tempos, com mais de 400 sucessos.

Fausto Nilo fez parte do chamado Pessoal do Ceará, que era formado por um grupo de jovens artistas, como Fagner, Belchior, Ednardo, Amelinha, Rodger Rogério e Téti, que despontaram, no início dos anos 1970, no cenário cultural nacional. 

O primeiro grande sucesso de Fausto Nilo foi “Fim do Mundo”, em 1972. Depois vieram outros sucessos, como “Dorothy Lamour”, “Amor nas Estrelas”, “Zanzibar”, “Eu Também Quero Beijar”, “Meninas do Brasil”, “Dona da Minha Cabeça”, entre tantos, gravados por Ednardo, Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso, A Cor do Som, Luiz Gonzaga, Simone, Elba Ramalho, Chico Buarque, Belchior, Pepeu Gomes, entre outros artistas da MPB.

Medalha Humberto Teixeira 

A Medalha Humberto Teixeira foi instituída pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 1995, com o objetivo de reconhecer o trabalho de artistas que tenham se destacado pelo trabalho nas áreas musical e/ou literária. A aprovação do nome ocorre mediante deliberação da Mesa Diretora da Assembleia, por indicação de um quinto dos membros do Poder.