Reggae, samba e pagode tomam conta da Estação das Artes este fim de semana

17 de março de 2023 - 12:24

Programação gratuita contará ainda com oficina de musicalização para crianças no domingo.

Os amantes de reggae, samba e pagode têm lugar garantido para curtir neste fim de semana, com a programação gratuita e aberta ao público da Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

O ritmo que nasceu na Jamaica vai ecoar no fim de tarde desta sexta-feira (17) na Estação, com a apresentação dos DJs Beka Vibration e Canuto Lion. Beka inicia, tocando das 16h às 18h. Preta, cearense, cria da favela, escorpiana e sedenta por consumir e usufruir da cultura em suas mais diversas pluralidades, Beka já navegou por teatro, dança, turismo e audiovisual, e agora se aventura como DJ em busca de gerar identidades negras dentro da cena reggae e em outras vertentes.

Em seguida, das 18h às 20h, assume a casa Canuto Lion, um veterano na noite fortalezense, com 17 anos de trabalho. Ele foi DJ residente do Reggae Club por 13 anos, além de atuar em outros projetos ao longo desse tempo, como a criação dos selos Radiola Black Time e Bumba Dub.

Quem quiser esticar mais um pouquinho pelo Complexo, ainda poderá curtir o som do DJ Nego Célio e se deliciar com as comidas dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, que ficarão abertos até 21h.

Sábado e domingo de samba

A tarde e noite de sábado (18/03) é dedicada aos amantes de samba e pagode, com três horas de apresentação do Grupo Bom Lance, a partir das 17h. Natural da Praia de Iracema, eles têm mais de cinco anos de estrada. A formação atual inclui quatro músicos, entre eles Sâmya Kássia, cantora e cavaquinista à frente da banda. Os irmãos Alexandre Castro e Gabriel Ribeiro cuidam da percussão, enquanto Felipe Felismino conduz o violão. O repertório traz samba raiz, pagode e atualidades.

No domingo (19/03), o ritmo continua pela manhã e começo da tarde, com duas atrações garantidas pela parceria com o Sesc Ceará: “Sambas que ouvi por você”, de Keyliane Cristian, e “Samba da Theresa”. Cantora e compositora, Keyliane Cristian realiza um show com repertório de música brasileira, homenageando sempre uma/um artista ou gênero musical em suas releituras.

Já o projeto “Samba da Theresa”, de Thereza Rachel, traz para o palco pesquisas e influências em torno do gênero, interpretando, além do lado autoral, músicas de grandes sambistas como Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Beth Carvalho e Grupo Fundo de Quintal.

As crianças não ficam de fora dessa festa. Com a oficina “Musicalizando na Estação”, a educadora musical Luana Reis vai propor uma aula diferente, com jogos musicais, músicas cantadas, exercícios rítmicos de corpo e voz, exercícios de coordenação motora e percepção musical, com muita ludicidade. Trata-se de uma oficina de musicalização com ênfase em canto e dedicada a faixa etária de 8 a 12 anos.

Além disso, a pintura infantil também estará garantida durante toda a manhã, com mediação dos monitores do Complexo. As comidinhas do Mercado AlimentaCE e as exposições do Kuya – Centro de Design do Ceará, Museu Ferroviário e Pinacoteca do Ceará completam a programação do fim de semana.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 17, 18 e 19/03

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita e aberta ao público.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sexta-feira (17/03)

Som na Praça

16h às 18h – DJ Beka Vibration
18h às 20h – DJ Canuto Lion

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 21h.

Sábado (18/03)

Samba na Estação

16h – Abertura do equipamento

17h às 20h – Show do Grupo Bom Lance

Observação: O equipamento estará aberto entre 12h e 15h, e depois de 16h às 21h.

Domingo (19/03)

Domingo na Estação

9h às 12h – Pintura infantil
9h50 às 10h50 – Oficina “Musicalizando na Estação”, com Luana Reis
10h55 às 11h55 – Show “Sambas que Ouvi Por Você”, de Keyliane Cristian (Parceria Sesc)

12h às 13h – Samba da Theresa (Parceria Sesc)

Observação: O equipamento estará aberto entre 9h e 15h.

Assessoria de Comunicação – Instituto Mirante de Cultura e Arte
Fernanda Cavalli: (85) 9 9677.0307
Gabriela Farias: (85) 9 9984.1107