Cajuína vegana, farinha da amêndoa do coco babaçu e jogo de tabuleiro são produtos da 5ª Edição do Laboratório de Criação

17 de março de 2023 - 16:04

Pesquisadores apresentarão resultados das formações realizadas em Aracoiaba, Barbalha e Icó.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 21 e 22, a III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita. Na ocasião, os produtos desenvolvidos durante a 5ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia serão apresentados ao público. Realizadas entre 2022 e 2023, as pesquisas ocorreram nos municípios de Aracoiaba, Barbalha e Icó. Nesse período, foram desenvolvidos produtos que fortalecem a identidade alimentar do Ceará.

“As pesquisas desenvolvidas nesta edição têm o potencial de valorizar a produção de pequenos produtores, contribuindo na criação e na qualificação de produtos e nas estratégias de valorização para o mercado. As ações do Laboratório de Criação partem da compreensão de que a cultura alimentar precisa ter seu consumo estimulado para gerar o repasse dos saberes tradicionais, a geração de renda para o produtor artesanal e a proteção sustentável dos territórios”, afirma Vanessa Moreira, coordenadora de Cultura Alimentar da EGSIDB.

Em Aracoiaba, Silvanar Soares pôde aprimorar seu processo de produção e criar uma versão vegana da cajuína São João, sem uso de ingrediente animal, além de estimular o turismo rural na comunidade da Lagoa de São João. Silvanar é agricultor e produtor artesanal e foi inspirado a ampliar o acesso ao seu produto, inovando no processo de fabricação da tradicional bebida de caju ao decidir não utilizar ingredientes de origem animal. Também teve a oportunidade de realizar análises laboratoriais e sensoriais do produto, gerando informações para o padrão técnico do rótulo, que teve uma identidade visual criada na Escola.

Nayane Honorato apresenta o resultado de sua vivência ao estudar o território, a cultura alimentar e as tradições históricas do povo icoense. A pesquisadora explorou os conhecimentos contidos nos cadernos antigos de receitas e nas ruas de Icó para desenvolver rotas culturais e um jogo de tabuleiro baseado na experiência de percorrer pontos históricos e gastronômicos da cidade. Será lançado no site da EGSIDB um mapa interativo com os elementos importantes da cultura alimentar do Icó e do Ceará, contribuindo com a difusão das informações relevantes da pesquisa.

Na região do Cariri, especificamente em Barbalha, Indra Nunes desenvolveu uma farinha do resíduo da produção do óleo do coco babaçu. Em parceria com as mulheres quebradeiras de coco babaçu da comunidade dos Angolas, o processo aproveita integralmente o fruto e também gera um produto mais sustentável.

“A função social profícua da Escola é contribuir para valorização e reconhecimento da cultura alimentar cearense, que juntamente com a gastronomia social são instrumentos de transformação e estratégia de aprendizado ativo, na medida em que, na sua concepção, assume o compromisso de oportunizar uma devolutiva social à sociedade e às comunidades envolvidas no processo e nos resultados de cada formação, pesquisa e ações, colaborando com o reconhecimento das histórias e das culturas por meio dos insumos locais”, ressalta Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.

A mostra também destaca a formação dos alunos dos cursos profissionalizantes com um total de 15 aulas que abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos estudantes. Entre 2022 e 2023, 280 alunos concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha Básica. Capim santo, maxixe, piaba, macaxeira, carne de sol e acerola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

AGENDE-SE

III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar

Dias 21 a 22 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade.

Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091 | Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br

Programação aberta ao público

21/03/23 – TERÇA-FEIRA

COZINHA SHOW

16H30 – Apresentação da pesquisa do Laboratório de Criação

Pesquisa: Sertão Imperecível: A Sustância Da Cultura Alimentar De Icó/Ce

Pesquisadora: Nayane Honorato

Mentoria: Izabel Gurgel

22/03/23 – QUARTA-FEIRA

16H30 – Apresentação das pesquisas do Laboratório de Criação

Pesquisa: “Cajueiro, Caju, Cajuína”

Pesquisador: Silvanar Soares Pereira

Mentoria: Edy Sousa de Brito

Pesquisa: “Farinha Babaçu da Floresta à Mesa”

Pesquisadora: Indra Nunes

Mentoria: Guilhermina Cayres e Harvey Villa