Casa de Saberes Cego Aderaldo desenvolve ação com Mestres e Mestras da Cultura do Ceará

7 de fevereiro de 2023 - 16:46

O “Censo Demográfico dos Mestres e Mestras dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará”, uma ação da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa Antônio Conselheiro, equipamentos da Secult, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, através da proposta de produto final da educadora Jaiane Cruz Sousa, sob orientação de Alênio Alencar, visa fazer um levantamento de informações, gerando indicadores sobre a vida e tradição dos Mestres e Mestras da Cultura do Estado do Ceará, presente nos 13 municípios da região: Quixadá, Quixeramobim, Solonópoles, Senador Pompeu, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Pacoti,
Aratuba, Baturité, Fortaleza, Maracanaú e Aquiraz.

De acordo com o Coordenador do Escritório Regional da Secult e Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor, “O Censo dos Mestres(a) vai gerar ampla repercussão e indicadores para a execução de políticas públicas culturais”. E segundo a Coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Michelle Maciel, “O projeto qualifica e impulsiona as políticas culturais desenvolvidas no estado”. O Censo traz indicadores relacionadas ao território, moradia, saneamento, transporte, saúde e tradição dos mestres e mestras da cultura, que serão informações fundamentais para a construção de políticas intersetoriais entre a Secretaria de Cultura com as outras Secretarias de Estado, na formulação de ações, programas e projetos que possam melhorar a vida dos Tesouros Vivos do Estado do Ceará.

Os resultados do censo estão previstos para serem finalizados em março como produto final da educadora Jaine Cruz que serão apresentados aos dois equipamentos e encaminhados ao IDM e a Secretaria de Cultura do Estado. O presente trabalho será apresentado no evento do Conselheiro Vivo em Quixeramobim, como forma de socializar o resultado da pesquisa.

Durante o Censo foi desenvolvido uma websérie que irá contar as histórias de vida dos Mestres e Mestras da Cultura, seres de criação, memória, imaginação e transmissão. São homens e mulheres de tradição que trazem consigo saberes ancestrais, atravessando os múltiplos tempos, transmitindo e compartilhando seus fazeres de forma coletiva e comunitária. A websérie produzida está prevista para ser lançada nas comemorações do aniversário do Cego Aderaldo dia 24 de junho nas plataformas do youtube e presencialmente na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Pedro Matheus Vieira Pinheiro
(88) 99336-8635 ou (88) 98108-1261