Ministra da Cultura, Margareth Menezes, visita Escola de Gastronomia Social

27 de janeiro de 2023 - 17:30 # # # # #

Texto: Assessoria de Comunicação Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) | Fotos: Felipe Abud/Secult Ceará

Fotos: Felipe Abud

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco recebeu, na última quinta (26), a visita da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que esteve em Fortaleza para participar do seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”. A ministra, junto com seu secretariado, vivenciou uma experiência sensorial representativa da cultura alimentar e da gastronomia social, resultante dos impactos de uma política pública pioneira no Brasil.

A partir da trajetória, formação e performance dos alunos e pesquisadores que passaram pelos Programas de Formação da Escola, apresentaram pratos inspirados na cultura alimentar cearense, que mistura tradição e inovação, combinando as receitas criadas nos Cursos Profissionalizantes, os produtos desenvolvidos no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e ingredientes da nossa horta agroecológica e do MST.

A ministra destacou o equipamento como uma ação de referência. “Parabenizo esse projeto lindo porque é transformação na vida das pessoas. Um jantar com ingredientes plantados aqui, bebida feita aqui é uma vitória. Uma vitória para a comunidade, uma vitória para a cidade, uma vitória para o estado e uma vitória para o Brasil”, afirmou.

Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social, apontou o momento como um marco na história da escola. “Somos um equipamento público pioneiro voltado para a cultura alimentar e gastronomia social e, para nós, como escola, é um marco ter a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, promovendo um momento de aprendizado e conexões para alunos e alunas”, disse.

Sobre a Escola 

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.