Secult CE lançou livro com panorama das ações na gestão entre 2015 e 2022, durante o Seminário Nacional de Políticas Culturais nesta quarta, 21/12
22 de dezembro de 2022 - 11:09 #CearaestadodaCultura #Gestão2015-2022 #Livro
A publicação “Ceará, estado da Cultura” está disponível online no site da Secult (secult.ce.gov.br) e em formato físico. Também foram lançados durante o “Refundar o País – Seminário Nacional de Políticas Culturais” o aplicativo “Cultura.CE” e dois outros livros que buscam difundir conhecimentos sobre o campo das artes e da cultura.
Fotos: Felipe Abud
Um panorama dos programas e ações realizadas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) no período de 2015 a 2022 é o que traz a publicação “Ceará, Estado da Cultura”, lançada nesta quarta-feira, 21/12, no Centro de Design do Ceará, durante o Seminário Nacional de Políticas Culturais intitulado “Refundar o País” apresentado pela própria Secult Ceará. A trajetória, as conquistas e o desempenho da Secult Ceará estão traçadas no livro que também procura dar transparência à gestão e servir de referência institucional para servidores e coordenadores da própria Secretaria, mas também para pesquisadores do Brasil inteiro. O material disponibiliza números, dados e indicativos da cultura, também com o objetivo de prestar contas junto à sociedade do que foi realizado ao longo dos anos.
Com mais de 300 páginas, o livro é dividido em 6 capítulos: Institucional, que apresenta por exemplo as conquistas no campo da legislação para a cultura; Políticas Afirmativas, Cidadania, Diversidade e Acessibilidade, trazendo o panorama que passa pela política de cotas e pela valorização e participação de grupos étnico-raciais; Políticas de Fomento e Incentivo às Artes e à Cultura, trazendo, por exemplo, a ampliação e qualificação dos editais da cultura; Rede Pública de Equipamentos Culturais; Conhecimento e Formação; e Patrimônio Cultural e Memória.
“Como o nome sugere, “Ceará, estado da Cultura”, durante esses oito anos a gente se fez luz. O Ceará foi um lugar de resistência, de afirmação de políticas com os princípios da cidadania, da diversidade, da liberdade de pensamento e de criação e das políticas afirmativas. Também foi um espaço para inovação, de coisas que foram pensadas no Ministério da Cultura, que é nossa referência com a ‘chegança’ do (Gilberto) Gil, mas também da própria Secretaria da Cultura, que é a Secretaria estadual da Cultura mais antiga do Brasil. Vários secretários e gestores colocaram a sua alma, seu espírito, criatividade e competências para fazer isso rodar”, destacou, na ocasião, o secretário Fabiano Piúba.
O livro “Ceará, Estado da Cultura” teve como coordenação a equipe de Assessoria de Comunicação e da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Secult Ceará. Contou com o apoio do Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Outros lançamentos
Também foram lançados outros livros que buscam difundir conhecimentos sobre o campo das artes e da cultura. O primeiro deles foi a Coleção de Saberes, uma compilação de 20 livros resultantes de teses e dissertações de pesquisadores das artes e da cultura no Ceará. A coleção foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do projeto Arte Urgente, selecionado no edital do Programa de Formação e Qualificação do Setor Artístico/Criativo do Ceará lançado pela Secult Ceará.
O outro livro intitulado “Formação artística e políticas públicas: temas e abordagens contemporâneas” foi resultante dos debates realizados no I Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento promovido pela Secretaria, intitulado “Formação artística como objeto de políticas públicas: pensar a formação em arte para além das epistemologias e políticas vigentes”. Na ocasião, foi ainda lançado o selo editorial Arte, Cultura e Conhecimento, realizado por meio de parceria da Secult com a EdUece.
Aplicativo Cultura.CE
Atendendo uma demanda histórica do campo cultural e de toda a sociedade, a Secult Ceará também lançou durante o seminário o aplicativo Cultura.CE, que reúne a agenda de eventos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece). O projeto, uma realização da Secult Ceará e desenvolvido pelo Instituto Dragão do Mar, conta com parceria do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Íris) e busca disponibilizar, de forma fácil, centralizada e interativa, a programação cultural do Estado.
A programação é integrada com as informações disponíveis no Mapa Cultural do Ceará. O aplicativo conta com busca de eventos por espaço, data, linguagem e categoria de atividades, além de visualização de agenda e espaços sincronizados com o Mapa Cultural e busca por eventos próximos à localização do dispositivo. O aplicativo conta ainda com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Mais sobre o Seminário
Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o “Refundar o País – Seminário Nacional de Políticas Culturais” foi realizado durante dois dias (20 e 21 de dezembro) no Centro de Design, localizado na Estação das Artes. Com a participação de convidados de referência nacional no campo das políticas culturais e gestores da Secult Ceará, a programação abordou seis eixos centrais: Sistemas de Cultura, federalismo cultural e institucionalidade; fomento e incentivo às artes; acessibilidade e políticas afirmativas; patrimônio cultural e memória; o papel das Organizações Sociais na gestão pública da cultura; e formação artística e cultural. As atividades foram transmitidas ao vivo e podem ser conferidas pelo canal do YouTube da Secult Ceará: https://www.youtube.com/@SecultCearaGov.