Vila da Música realiza I Festival de Música Infantojuvenil neste sábado (3)

2 de dezembro de 2022 - 14:35

 

Com oficinas, concerto didático e apresentações, a programação conta com a participação de projetos e ponto de cultura de três municípios do Estado do Ceará.

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realizará neste sábado (3), o I Festival de Música Infantojuvenil, a partir das 8h30, na Vila da Música. A atividade é gratuita e acontece em parceria com as secretarias de cultura de Nova Olinda (CE), Arneiroz (CE) e do Ponto de Cultura Melodias do Amanhã, do município de Tauá (CE).

Promovendo o intercâmbio e a troca de saberes entre escolas de música, turmas de musicalização e prática instrumental, a atividade fomenta estratégias pedagógicas, repertórios e estudos voltados a crianças e jovens entre 7 e 17 anos. No período da manhã, a programação terá início com acolhimento ao público, seguido pelo concerto didático junto a Orquestra Solibel Jovem (OSJ), grupo musical composto por mais de 15 jovens da região do Cariri.

Em seguida, ocorrerão as oficinas de Musicalização, ministrada pelo professor Cícero Galdino, e a de Prática Coletiva de Banda de Música (nível 1), facilitada pelo professor Paulo Diniz. Após o horário de almoço, os participantes irão apresentar os resultados das oficinas por meio de apresentações, seguidas pela realização de uma trilha ecológica da Floresta Nacional do Araripe.

Integram o Festival os projetos “Tocando e Encantando” da cidade de Nova Olinda (CE) e “Toda Banda de Música é uma Escola”, de Arneiroz (CE). O maestro e professor Paulo Diniz, idealizador da atividade junto a flautista e professora Marisa Galdino, conta: “Almejamos, por meio desse intercâmbio cultural, que os alunos possam fortalecer a aprendizagem, a partir do compartilhamento de experiências e conhecimentos, buscando fomentar cada vez mais o ensino e a prática musical no cenário cearense, assim como a formação cidadã de crianças e jovens”.

A Vila da Música Mons. Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Confira a programação completa:

8h30 | Acolhimento

9h00 – 10h30 | Concerto Didático com a Orquestra SOLIBEL Jovem (OSJ)

10h30 – 12h30 | Oficinas de Musicalização e de Prática Coletiva de Banda de Música (nível 1)

12h30 – 13h30 | Almoço

13h30 – 14h30 | Apresentação das oficinas

15h00 – 17h00 | Trilha ecológica na FLONA Araripe (à confirmar)

 SERVIÇO

I Festival de Música Infantojuvenil

Data: 3 de dezembro

Horário: A partir das 8h30

Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

Av. José Horácio Pequeno, 1366 – Belmonte, Crato – CE